Com valor de mercado em R$ 36,398 bilhões, o Itaú (ITUB4) é a marca mais valiosa do país, segundo ranking elaborado pela Brand Finance Brasil. O levantamento, tema de reportagem do Valor Econômico, relaciona as 100 marcas com maior valor no Brasil.
A reportagem do Valor Econômico mostra que essas 100 marcas ficaram 12% mais valorizadas em 2022, em comparação a 2021. No total as companhias e suas marcas somam R$ 308,4 bilhões.
Veja a seguir quais são as empresas brasileiras mais valiosas, seu valor de mercado e a comparação com os números de 2021, com a liderança do Itaú:
1. Itaú: R$ 36,4 bi, alta de 28,5%
2. Bradesco (BBDC4): R$ 21,1 bi, queda de 3,6% ante 2021
3. Banco do Brasil (BBAS3): R$ 20,2 bi, recuo anual de 10,6%
4. Petrobras (PETR4): R$ 19,9 bi, avanço de 18,4% ante o ano passado
5. Caixa: R$ 15 bi, baixa de 32,1%
6. Vale (VALE3): R$ 14,1 bi, ganho de 13,1%
7. Natura (NTCO3): R$ 13,4 bi 15,1%
8. Skol: R$ 12,9bi, baixa de 0,1%
9. Brahma, da Ambev (ABEV3): R$ 9,2 bi, avanço de 19,7%
10. Telefônica Vivo (VIVT3): R$ 8,4bi, queda de 0,8%
Essas marcas, lembra a reportagem do Valor, foram as mesmas listadas no ano passado, incluindo o Itaú. Só mudaram de posição no ranking de 2022.
Marcas que mais valorizaram em 2022
O ranking revela ainda as marcas que mais se valorizaram em 2022. Nessa lista desponta a Movida, que disparou 227,6%, chegando a R$ 1,86 bilhão. O Brand Finance justifica o avanço com os números do desempenho da empresa em 2021.
O BTG Pactual e a XP Investimentos divulgaram suas impressões sobre a Movida (MOVI3) nesta terça-feira (2), um dia após a empresa ter divulgado seus resultados operacionais do 2T22.
O balanço do 2T22 agradou as duas instituições, que deram recomendação de compra dos papéis da Movida, com o BTG estipulando preço alvo de R$ 28.
A companhia reportou resultados em linha com as expectativas da XP e do BTG, com uma receita líquida de R$ 2,3 bilhões (alta de 91% em relação ao mesmo período; avanço de 17% na comparação com o trimestre anterior), Ebitda de R$ 905 milhões (+133% a/a; +5% t/t) e lucro líquido de R$ 187 milhões (incremento de 7% a/a e queda de 27% t/t).
A lista das marcas que mais se valorizaram no ano inclui ainda Havaianas (123,4%), da Alpargatas (ALPA4), além do Assaí (ASAI3). O Nubank (NUBR33) está nessa lista. O banco, no entanto, tem perdas acumuladas na Bolsa de Valores de Nova York.
Desde a sua estreia na Nasdaq, a ação do Nubank já caiu quase 60%. Já a BDR (Brazilian Depositary Receipts) do Nubank teve queda de quase 57%.
Veja a lista das marcas que mais se valorizaram em 2022 e a variação ante 2021:
1. Movida R$ 1,86 bi, 227,6%
2. Havaianas R$ 1,95 bi, 123,4%
3. Assaí Atacadista R$ 5,82 bi, 112,3%
4. Nubank: R$ 2,73 bi 111,4%
5. Unidas (LCAM3): R$ 2,49 bi, 108,4%
6. Atacadão (CRFB3): R$ 5bi 108,0%
7. Perdigão, da BRF (BRFS3):: 1,67 99,4%
8, Qualy, da BRF: R$ 1,48 bi, 95,3%
9. Gerdau (GGBR4): R$ 2,94 bi, 79,2%
10. Banco Pan (BPAN4): R$ 0,70 bi, 77,1%
Itaú é a única marca brasileira na lista das mais valorizadas do mundo
O Itaú, de acordo com a Brand Finance Brasil, com valorização anual de 28,5%, é a única marca brasileira que figura no ranking da 500 empresas mais valiosas do mundo.
O Itaú vai divulgar os resultados do segundo trimestre de 2022 na próxima segunda (8).