O conselho de administração do Itaú (ITUB4) aprovou hoje (24) um novo pagamento de juros sobre capital próprio (JCP), no valor de R$ 0,24724 por ação. Essa quantia representa um valor aproximado de R$ 2,42 bilhões.
Os JCP do Itaú estão sujeitos a uma retenção de 15% de imposto de renda na fonte, gerando uma remuneração líquida de R$ 0,210154 por ação.
Essa tributação só não será aplicada sobre os proventos dos acionistas pessoas jurídicas que comprovarem ser imunes ou isentos.
O pagamento dos juros sobre capital próprio do Itaú será realizado em 30 de abril 2024, conforme é geralmente feito pela empresa.
Os novos proventos têm como base de cálculo a posição acionária registrada ao final de 6 de dezembro de 2023, ou seja, apenas os investidores posicionados nos papéis da companhia até o encerramento do pregão nesta data terão direito aos JCP.
Isso significa que os investidores que comprarem ações do Itaú no dia 7 de dezembro de 2023 não terão direito à remuneração, já que o provento será considerado como “ex-direito”.
JCP do Itaú
- Valor: R$ 2,42 bilhões
- Valor por ação: R$ 0,210154
- Data de corte: 6 de dezembro de 2023
- Data de pagamento: 30 de abril 2024
Expectativas do Itaú para a Black Friday
Dados internos divulgados pelo Itaú recentemente apontam um volume de 120 milhões de transações na Black Friday do ano passado, levando em conta o período de 24 a 28 de novembro.
A preparação para a Black Friday, segundo o Itaú, “é algo perene”, e que todas as experiências vividas ao longo do ano testam a capacidade dos seus sistemas, principalmente considerando outros momentos em que se tiveram datas especiais.
Nas compras online, por exemplo, o Itaú aponta que 3 a cada 100 clientes que navegam entre os sites decidem de fato realizar uma compra. Porém, do total de transações iniciadas, cerca de 30% acabam sendo negadas por alguma razão, seja por falta de saldo suficiente, suspeita de fraude ou por outros motivos.
Desse modo, a rede do Itaú visa trazer maior facilidade para a jornada de pagamentos, por meio do fornecimento de dados, inteligência e segurança.
“Temos há mais de dois anos a melhor taxa de conversão do mercado, com índices de aprovação médios de compras acima de 90% – cerca de 15 pontos acima da média do mercado, o que se traduz em 15% a mais de vendas para nossos clientes. Esse diferencial tem resultados diretos na performance na Black Friday, na qual o online tem muita força: em 2022, o e-commerce da Rede cresceu 36% no mês de novembro, enquanto o mercado recuou 28%”, afirma o diretor da Rede Itaú, Angelo Russomanno.