O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) pautou para a sessão da próxima quarta-feira (14) o julgamento do processo que investiga o Itaú (ITUB4) e a Rede por ‘abuso de poder dominante’.
O conselheiro relator desse caso do Itaú no Cade, Gustavo Augusto, votou no começo de junho por vedar definitivamente que as empresas condicionem o adiantamento da liquidação de transações feitas com cartão à abertura de uma conta bancária na instituição financeira.
O julgamento do Cade, porém, foi suspenso por pedido de vista do conselheiro Victor Fernandes.
Em seu voto, Gustavo Augusto orientou pela condenação das investigadas por abuso de poder dominante, ao entender que a prática ofertada em 2019 seria um “empacotamento” de serviços ilícito, violando a lei de defesa da concorrência.
Por outro lado, livrou as empresas de pagamento de multa, uma vez que, durante as investigações, o Itaú e a Rede cessaram a estratégia comercial, tendo ainda havido dúvidas durante as apurações sobre a ilicitude da conduta – a Superintendência-Geral do Cade, por exemplo, sugeriu o arquivamento do processo.
Cotação das ações do Itaú
As ações do Itaú sobem 0,5% no intradia desta quinta-feira (8) por volta das 12h. No acumulado de 2024, os papéis somam 1,2% de valorização.
Cotação ITUB4
Com Estadão Conteúdo