Itaú (ITUB4), Banco do Brasil (BBAS3): o que esperar do balanço dos bancos

O Santander (SANB11) abriu a temporada de balanços dos bancos registrando lucro 12,5% maior em um ano. O Retorno sobre Patrimônio Líquido foi recorde, a carteira de crédito avançou e a captação de recursos também. Entretanto, houve aumento de provisões e de inadimplência. Segundo analistas, o trimestre deve ser positivo para os bancos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/01/1420x240-Desktop-1.png

Embora o Santander tenha registrado aumento de provisões e de custo do crédito, para os analistas do Inter Research, no geral, a temporada de balanços dos bancos deve apresentar despesas com provisões próximas da normalidade de antes da pandemia.

Para a XP Investimentos, a margem financeira das instituições serão beneficiadas pelo mix de crédito mais rentável, com crescimento puxado pela carteira de pessoas físicas, efeito parcialmente compensado pelo maior custo de captação devido à Selic mais alta.

Os analista do Inter Research ainda acrescentam que, o aumento de crédito para pessoas físicas “demonstra um arrefecimento na demanda em ramos que estavam em alta, como imobiliário e consignado por exemplo, dando lugar ao crédito pessoal, cartões e rotativo com a volta do consumo”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Também é esperado no terceiro trimestre dos bancos um maior tom de recuperação no resultado com cartões e seguros, “visto que ambos os ramos sofreram maiores impactos com a pandemia”, diz relatório da research do Banco Inter (BIDI4).

Destaques positivos e negativos do balanço dos bancos

A corretora ainda aponta os seguintes pontos positivos:

  • receita de serviços, impulsionado por maiores volumes e pela retomada da atividade econômica, mais do que compensando a pressão em tarifas pela adoção do Pix e da maior competição proveniente dos bancos digitais; e
  • inadimplência ainda controlada em níveis baixos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Já o destaque negativo fica para maiores despesas administrativas, devido ao reajuste salarial dos bancários a partir de setembro (11%). Nesse mesmo sentido, a research do Banco Inter acrescenta que “as margens financeiras podem seguir pressionadas devido ao aumento do custo de crédito com a maior taxa de juros no mercado”.

“Dentre os bancos de nossa cobertura, esperamos que o Banco do Brasil (BBAS3) seja o destaque no trimestre impulsionado principalmente pelo crédito rural“, diz relatório da XP.

“Esperamos que o Itaú Unibanco (ITUB4) apresente bons resultados vindo de um maior controle das despesas operacionais, fator que pode se tornar maior diferencial para o desempenho dos bancos”, diz relatório do Inter Research sobre a temporada de balanços dos bancos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Monique Lima

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno