Itaú (ITUB4) recebe aval do Cade para assumir controle da Avenue; Veja os valores envolvidos na compra

O Itaú (ITUB4) recebeu o aval da Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e agora pode ter o controle da Avenue, uma corretora de investimentos com foco em ativos no exterior.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

A informação foi publicada nesta sexta-feira (15) no Diário Oficial da União (DOU). As partes envolvidas no negócio afirmaram que o acordo não teve revisão por parte dos investidores do Itaú.

Em julho de 2022, o Itaú Unibanco havia anunciado a compra de uma participação de 35% da Avenue, empresa reconhecida por facilitar investimentos dos brasileiros no mercado internacional.

A operação envolvia um aporte de R$ 160 milhões, assim como a aquisição secundária de ações, cuja soma era de R$ 493 milhões.

Próximos passos da compra da Avenue pelo Itaú

Na época, o Itaú destacou que iria comprar mais 15,1% dos papéis após passados mais 2 anos, tornando o banco o controlador da Avenue, com participação de 50,1% do capital total e votante.

Depois de 5 anos do fechamento da primeira etapa do acordo, o Itaú ainda poderia exercer uma opção de compra para adquirir a parcela restante da participação.

Conforme comunicado pelo Itaú na época da compra, a operação estaria alinhada com outras aquisições do Itaú, dentre elas, a compra da Ideal Corretora e também o lançamento da plataforma Íon.

“Essa operação reforça a estratégia do Itaú Unibanco em estabelecer um ecossistema de investimentos que prioriza a satisfação do cliente, ao dispor produtos e serviços nos canais mais convenientes para cada perfil”, disse naquele período Renato Lulia Jacob, diretor de relações com investidores e inteligência de mercado do Itaú.

O banco já havia destacado as principais vantagens dessa aquisição da Avenue. Uma delas seria a possibilidade de aumentar o acesso ao mercado de investimentos internacionais.

Além disso, o banco também destacou a diversificação internacional de produtos e serviços, assim como a atração dos profissionais da corretora.

“Trata-se do principal player de acesso a serviços financeiros do mercado norte-americano para brasileiros, e além da tecnologia, oferece uma experiência diferenciada aos seus clientes. Identificaram uma oportunidade, desenharam uma jornada incrível e criaram não apenas uma empresa, mas uma nova linha de negócios que vai atrair cada vez mais brasileiros”, disse na ocasião Carlos Constantini, responsável pela área de Wealth Management Services do Itaú.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/12/Ebook-Acoes-Desktop.webp

João Vitor Jacintho

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno