Itaú eleva projeção da Selic para 9,75%, citando ‘incertezas e cenário desafiador’

O time de macroeconomia do Itaú elevou a projeção da Taxa Selic para o fim de 2024 de 9,25% para 9,75%. O movimento vem em meio a uma série de revisões nas últimas semanas, com casas que chegaram a passar a descartar a possibilidade de juros de um dígito.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/03/Ebook-Investindo-para-a-Aposentadoria-1.jpg

A justificativa para a revisão do Itaú na projeção da Selic é “um cenário global desafiador, com desinflação mais lenta, adiamento e redução do orçamento dos cortes de juros em economias desenvolvidas”.

Além disso, a casa cita “incertezas domésticas”, destacando a maior pressão em preços de serviços mais sensíveis ao desempenho do mercado de trabalho e expectativas desancoradas.

A tese é de que esse cenário “limita de forma mais intensa” os cortes da Selic.

“Apesar do aumento dos riscos, o Copom afirmou ainda que seu cenário de inflação e atividade não mudou substancialmente e manteve sua projeção de inflação para 2025 (principal ponto do horizonte relevante) acima da meta, em 3,2%”, diz a casa.

“Em meio a um aumento de incertezas nos cenários doméstico e um cenário internacional mais desafiador, julgamos adequada uma postura mais cautelosa do Banco Central. No cenário internacional, a trajetória de desinflação em economias desenvolvidas tem se mostrado errática e o início de cortes de juros tem sido adiado, o que tende a ter impacto sobre a taxa de câmbio”, completa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Investindo-no-exterior.png

No cenário doméstico, o time de macroeconomia do Itaú, liderado pelo economista-chefe Mario Mesquita, aponta que os reajustes salariais seguem superando a inflação e a inflação de serviços tem ficado mais pressionada na margem.

“Diante do aumento dos riscos, passamos a esperar uma taxa Selic mais alta ao final do ciclo, em 9,75%, bem como uma redução do ritmo de flexibilização monetária a partir de junho. Esperamos que a taxa Selic permaneça nesse mesmo nível ao longo de 2025 confiando que a autoridade monetária se manterá fiel ao compromisso de levar a inflação para a meta”.

Consenso do mercado também espera Selic de 9,75%

Conforme a edição mais recente do Boletim Focus, divulgada nesta segunda (13), as expectativas do consenso para a taxa de juros deste ano são de 9,75%.

Já as projeções para o ano de 2025 são de 9% de Selic.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno