O Itaú Unibanco (ITUB4) informou nesta quinta-feira (10) o lançamento de três novos fundos de investimento exclusivos ESG, sendo eles, carteira Itaú Internacional ESG, Itaú ESG H2O Ações e Itaú ESG Energia Limpa Ações.
“Já são mais de 15 anos de um trabalho sério e responsável na implementação da cultura de alocação com foco nos critérios Ambientais, Sociais e de Governança, tanto em suas práticas internas quanto no relacionamento com as empresas investidas”, informou o banco durante painel da conferência beneficente ‘Itaú Amazônia’ .
A carteira Itaú Internacional ESG busca a melhor combinação de estratégias e, consequentemente, melhor relação risco e retorno, dando foco a ativos com posicionamento em critérios ESG.
Já o Itaú ESG H2O Ações, é um fundo temático que tem como objetivo investir em 50 empresas globais que estejam relacionadas de forma positiva ao business de água.
Enquanto o Itaú ESG Energia Limpa Ações , tem como objetivo investir em 30 empresas de energia limpa, que estão relacionadas às indústrias de bicombustível, etanol, geotérmica, hidrelétrica, solar e eólica.
Os novos fundos foram lançados oficialmente pelo executivo Eduardo Camara Lopes, CIO da Itaú Asset Management, durante evento sobre a Amazônia que reuniu mais de 50 profissionais reconhecidos para discorrer sobre temas de sustentabilidade e de investimentos, buscando arrecadar recursos para ações de preservação da floresta tropical.
Além disso, a Carteira Itaú Internacional ESG faz parte da família de fundos ‘Carteira Itaú’, que já atingiu mais de R$ 18 bilhões em volume.
Itaú promove evento para arrecadar recursos para a Amazônia
O banco informou estar mobilizando personalidades, especialistas, empresas e integrantes do mercado financeiro do Brasil e do exterior com a finalidade de arrecadar recursos para projetos voltados ao desenvolvimento e à preservação da Amazônia. A informação foi divulgada na última quinta-feira (3) pelo banco durante coletiva.
O evento deve trazer discussões sobre investimentos e o potencial socioeconômico da região. Em sua coletiva, o banco realizou a apresentação da 1ª Conferência sobre a Amazônia, que ocorre entre os dias 7 e 9 de dezembro.
Saiba Mais: Itaú (ITUB4) promove evento para arrecadar recursos para a Amazônia
Não há uma meta de arrecadação para o conjunto dos agentes, entretanto, o banco anunciou que está alocando R$ 54 milhões na região. As doações serão arrecadadas até o último dia do evento, ao passo que o Santander e o Bradesco também participam da conferência.
Os recursos arrecadados pelo Itaú serão enviados aos projetos Rede de Sementes do Xingu e o Instituto Socioambiental. A ação envolverá indígenas, agricultores familiares, moradores urbanos, ribeirinhos e produtores rurais locais.