IRB Brasil (IRBR3) se posiciona após tentativa de short squeeze com suas ações

Após um grupo do Telegram tentar impulsionar as ações do IRB Brasil (IRBR3) para forçar um short squeeze, imitando o que aconteceu no mercado acionário americano com a GameStop, a resseguradora, em comunicado ao mercado, respondeu às indagações da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na manhã desta sexta-feira (29).

Segundo o IRB, não há nenhum fato relacionado às suas atividades que justifique as fortes oscilações das suas ações ordinárias, que fecharam ontem com alta de quase 15%.

Apesar disso, a companhia afirmou ter conhecimento, por conta da imprensa, que um grupo de investidores pessoas físicas está se movimentando para adquirir os papéis da empresa. O IRB afirma, entretanto, não ter nenhum envolvimento com o caso e nem mesmo a possibilidade de verificar se a movimentação é realmente verdadeira.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O IRB se prontificou a ficar à disposição do órgão regulador para qualquer esclarecimento necessário.

CVM afirmou estar de olho nos fatos recentes envolvendo a IRB Brasil

Na noite de ontem, após o avanço dos papéis da resseguradora, a CVM anunciou que estava monitorando a situação. Questionada pela Suno Notícias, o órgão regulador pontuou que “acompanha e analisa informações e movimentações envolvendo companhias abertas, tomando as medidas cabíveis, sempre que necessário”.

 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

A CVM ainda ressaltou que possíveis casos concretos envolvendo a situação da IRB serão avaliados individualmente pela Autarquia por meio de processos administrativos, podendo, inclusive, acarretar em multas.

Grupo tenta comprar ações da resseguradora para imitar GameStop

Nesta semana, o mercado acionário americano passou por um processo curioso. Participantes de um fórum compraram ações de uma empresa chamada GameStop de maneira intensa sem nenhum embasamento fundamentalista para isso, apenas para pressionar grandes fundos de investimentos que estavam vendidos no papel.

A movimentação gerou um shortsqueeze, o que valorizou ainda mais as ações. No Brasil, o grupo de investidores físicos queriam fazer a mesma coisa, investindo nas ações da IRB Brasil para pressionar aqueles que apostam contra a empresa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Vitor Azevedo

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno