Por meio de um comunicado ao mercado, o IRB (IRBR3) anunciou a renúncia de Pedro Guimarães do cargo de membro do Conselho de Administração da companhia. Ele ocupava, interinamente, o cargo de presidente do colegiado da empresa. A informação foi divulgada na última quarta-feira (25).
O IRB agradeceu os serviços prestados pelo atual presidente da Caixa Econômica Federal, “em especial na qualidade de presidente interino”. Guimarães ocupou a presidência após a saída de Ivan Monteiro, que alegou problemas de saúde.
Além disso, o IRB informa que será realizada uma Assembleia Geral Extraordinária na próxima sexta-feira (27). Será votada a eleição de Antônio Cássio dos Santos para a presidência do Conselho de Administração da resseguradora. O executivo foi indicado pela União, no exercimento da classe especial de ações (golden share) pelo poder público.
IRB diz que conselho solicita revisão da proposta de dividendos
O IRB também informou, na última quarta-feira, que o seu Conselho de Administração recomendou à nova diretoria que seja reavaliada a proposta de distribuição de dividendos.
Por meio de um fato relevante, a empresa comunicou que a recomendação acontece devido aos impactos da pandemia do novo coronavírus, “sobretudo em razão da incerteza de cenários, decorrentes do agravamento da crise do Covid-19 nos últimos dias”.
A recomendação do conselho de administração vem após a polêmica envolvendo a Berkshire Hathaway, do megainvestidor americano Warren Buffett.
“Surgiram relatos recentes na imprensa brasileira que a Berkshire Hathaway Inc. teria se tornado acionista da IRB Brasil. Esses relatos são incorretos. A Berkshire Hathaway não é atualmente um acionista da IRB, nunca foi acionista da IRB e não tem intenção de se tornar acionista”, declarou Buffett, após ruídos sobre sua participação.
No início deste mês, o IRB também informou que seria revisto programa de remuneração dos administradores. Este não contará mais com o bônus “Programa de Superação” e será objeto de nova proposta.