O Conselho de Administração do IRB Brasil (IRBR3), em reunião realizada na última sexta-feira (17), definiu o novo CEO da empresa. O escolhido foi Raphael Afonso Godinho de Carvalho, que assumirá em 1º de outubro.
O executivo terá mandato unificado com os demais membros da diretoria estatutária, até o dia 2 de julho de 2023. O IRB Brasil anunciou a decisão na manhã desta segunda-feira (20).
Raphael Carvalho possui experiência nos setores financeiro e de seguros, tendo atuado por mais de 30 anos em grandes instituições.
O novo presidente do IRB é graduado em Matemática e Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de ter concluído um MBA em Finanças na PUC-Rio e especialização em Harvard, nos Estados Unidos.
“Juntar-me ao IRB Brasil é uma honra e um prazer. É também um grande desafio, seguramente um dos mais instigantes que existem no mercado hoje. É única a oportunidade de liderar a companhia neste novo momento, após todo o trabalho de saneamento e reorganização que já foi feito”, afirma Carvalho, em nota.
“Com total foco em nossos clientes e acionistas aliado ao protagonismo de nossos colaboradores, espero contribuir nesse processo de retomada da companhia e, consequentemente, gerar valor para nossos stakeholders.”
De acordo com Antonio Cassio dos Santos, presidente do Conselho de Administração da empresa, o processo de escolha foi criterioso, mas que seguiu a premissa que o Conselho tem para o IRB: “sem pressa, mas sem pausa”.
“Raphael de Carvalho é uma escolha que reúne importantes qualificações para a posição: vivência sênior e diversa em negócios complexos, extensa experiência como presidente na área de seguros e um histórico de liderança estratégica no segmento financeiro. Estamos muito felizes com sua chegada à companhia.”
Nos últimos seis anos e meio, Carvalho foi o presidente da Metlife no Brasil e Colômbia. Antes, esteve à frente da equipe de seguros da consultoria Accenture na América Latina.
O executivo chega no ressegurador para dar continuidade à reformulação realizada pela empresa desde a crise de 2020, a pior em sua história, que demandou uma completa revisão de seus balanços, contratos firmados e atividades.
Com a chegada de Carvalho, Wilson Toneto, que ocupava interinamente o cargo de CEO do IRB desde março, passará a ser o diretor vice-presidente técnico e de operações.
Cotação do IRB Brasil
As ações do IRB Brasil encerraram o pregão na última sexta-feira (17) negociadas a R$ 5,18. Nos últimos 12 meses, os papéis recuam 4,25%. A companhia vale R$ 6,56 bilhões na B3.