As ações do IRB Brasil (IRBR3) lideram as altas do Ibovespa na manhã desta quarta-feira (7). Os papéis do ressegurador sobem forte após a notícia de que a Superintendência de Seguros Privados (Susep) ter encerrado uma fiscalização especial sobre a companhia, a qual durava quase um ano.
Por volta das 12h05, as ações ordinárias do IRB Brasil avançavam 4,61%, para R$ 6,36. No início do pregão, os papéis chegaram a disparar quase 9%. Ao mesmo tempo, o Ibovespa operava com um ganho de 0,33%, levemente abaixo dos 118 mil pontos.
A autarquia iniciou a supervisão extraordinária sobre o IRB em maio do ano passado. À época, a companhia estava em crise financeira, com dúvidas sobre a própria insolvência, acentuada pelos impactos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
O momento era de reconstrução. Antonio Cassio dos Santos havia assumido a posição de CEO em março e buscava colocar o ressegurador nos trilhos novamente. Meses depois, a resposta foi positiva.
O reenquadramento requisitado pela Susep foi atingido após a implementação de um plano da nova gestão, entre julho e dezembro. A companhia captou R$ 4,8 bilhões no mercado, com aumento de capital e emissão de debêntures, garantindo recursos financeiros e provisões técnicas.
Em fevereiro deste ano, a empresa informou que o balanço final de 2020 tinha demonstrado o enquadramento regulatório necessário referente aos índices de liquidez e cobertura de provisões. A declaração veio logo após o lucro líquido reportado em janeiro, revertendo o prejuízo de 12 meses antes.
Conforme a empresa diz, o encerramento da fiscalização “representa um marco fundamental no processo de recuperação da empresa”. Contudo, por mais que a companhia já tenha dado sinais de sobrevida neste ano, as ações ainda tem uma baixa de mais de 20% em 2021.
IRB Brasil fez a lição de casa
O bom humor dos investidores com as ações da empresa neste pregão mostram que a confiança tem voltado a rondar o IRB Brasil, e era exatamente esse o objetivo da gestão da empresa.
“O encerramento da fiscalização especial mostra que a empresa fez o dever de casa. A companhia se reenquadrou às exigências do regulador, após os problemas contábeis identificados”, disse Régis Chinchila, analista da Terra Investimentos. “A notícia tem um efeito positivo sobre as ações pois a companhia teve um compromisso com sua recuperação.”
No entanto, para o analista, ainda há o que ser feito. “Os dados de janeiro foram otimistas, com geração de caixa e lucro, mas ainda tem o que ser feito para ser visualizado um horizonte positivo para o ressegurador”, comenta.
Segundo Marcio Loréga, analista técnico da Ativa Investimentos, a comunicação é relevante para a empresa, “e ajuda a destravar valor no IRB Brasil“. “A notícia é positiva, por mais que o mercado já tenha arrefecido o movimento da abertura do pregão.”