Ícone do site Suno Notícias

Irã diz que EUA mente quando afirma que deseja negociar

Trump diz que negociações com China estão 'indo muito bem'

Trump diz que negociações com China estão 'indo muito bem'

O presidente iraniano, Hassan Rohani, acusou o governo dos Estados Unidos nesta terça-feira, 25. Ele disse que os EUA fechou de forma definitiva a via diplomática.

Além disso, o Irã acusa os norte-americanos de mentir sobre a intenção de negociar.

“Ao mesmo tempo que pedem negociações, eles tentam punir o ministro das Relações Exteriores. É evidente que mentem. Poderiam pelo menos ter esperado um pouco para que o mundo analisasse se dizem a verdade ou mentem”, disse Rohani em Teerã.

Na última segunda-feira (24) os EUA anunciou sanções contra o chefe da diplomacia Mohamad Javad Zarif.

EUA fecha via diplomática

Washington e Teerã interromperam as relações diplomáticas em 1980. Mesmo assim, o governo do Irã afirmou que as atitudes norte-americanas encerram permanentemente a via diplomática entre Washington e Teerã.

“Impor sanções estéreis contra o guia supremo do Irã e o chefe da diplomacia iraniana (Zarif) é fechar de maneira permanente a via da diplomacia com o desesperado governo Trump“, disse em uma rede social o porta-voz do ministério das Relações Exteriores do Irã, Abbas Musavi.

“O governo de Trump está destruindo todos os mecanismos internacionais existentes destinados a garantir a paz e a segurança mundial”, afirmou.

Além disso, nesta terça-feira (25) o governo da China pediu  “moderação” a Estados Unidos e Irã.

“Pensamos que seguir aplicando uma pressão máxima não ajuda a resolver o problema”, analisou Geng Shuang, porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores.

Novas sanções ao Irã

Na última semana, o Irã destruiu um drone de vigilância dos Estados Unidos, o que provocou a fúria dos norte-americanos.

O presidente dos EUA, Donald Trump, oficializou na segunda-feira (24), as novas sanções ao Irã.

Saiba mais: Donald Trump aplica novas sanções econômicas ao Irã 

Trump disse que não permitirá que o país do Oriente Médio tenha acesso a armas nucleares. Dessa forma, o objetivo é prejudicar o crescimento econômico do país.

Sair da versão mobile