Irã diz que EUA mente quando afirma que deseja negociar
O presidente iraniano, Hassan Rohani, acusou o governo dos Estados Unidos nesta terça-feira, 25. Ele disse que os EUA fechou de forma definitiva a via diplomática.
Além disso, o Irã acusa os norte-americanos de mentir sobre a intenção de negociar.
“Ao mesmo tempo que pedem negociações, eles tentam punir o ministro das Relações Exteriores. É evidente que mentem. Poderiam pelo menos ter esperado um pouco para que o mundo analisasse se dizem a verdade ou mentem”, disse Rohani em Teerã.
Na última segunda-feira (24) os EUA anunciou sanções contra o chefe da diplomacia Mohamad Javad Zarif.
EUA fecha via diplomática
Washington e Teerã interromperam as relações diplomáticas em 1980. Mesmo assim, o governo do Irã afirmou que as atitudes norte-americanas encerram permanentemente a via diplomática entre Washington e Teerã.
“Impor sanções estéreis contra o guia supremo do Irã e o chefe da diplomacia iraniana (Zarif) é fechar de maneira permanente a via da diplomacia com o desesperado governo Trump“, disse em uma rede social o porta-voz do ministério das Relações Exteriores do Irã, Abbas Musavi.
“O governo de Trump está destruindo todos os mecanismos internacionais existentes destinados a garantir a paz e a segurança mundial”, afirmou.
Além disso, nesta terça-feira (25) o governo da China pediu “moderação” a Estados Unidos e Irã.
“Pensamos que seguir aplicando uma pressão máxima não ajuda a resolver o problema”, analisou Geng Shuang, porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores.
Novas sanções ao Irã
Na última semana, o Irã destruiu um drone de vigilância dos Estados Unidos, o que provocou a fúria dos norte-americanos.
O presidente dos EUA, Donald Trump, oficializou na segunda-feira (24), as novas sanções ao Irã.
Saiba mais: Donald Trump aplica novas sanções econômicas ao Irã
Trump disse que não permitirá que o país do Oriente Médio tenha acesso a armas nucleares. Dessa forma, o objetivo é prejudicar o crescimento econômico do país.