Com falta de abastecimento de semicondutores, inflação e alta do dólar, o preço dos carros novos e usados aumenta um pouco mais a cada mês. O resultado disso é o aumento do IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor) a partir de janeiro de 2022.
O valor cobrado no IPVA é fixo, sendo um imposto de até 4% em cima do valor do veículo segundo a tabela Fipe. Alguns estados variam suas porcentagens cobrando valores entre 2% e 3,75%.
Embora a alíquota do IPVA seja a mesma do ano passado, o preço dos carros usados disparou desde o início da pandemia. Entre os 10 modelos mais vendidos no país em 2021, a diferença de valor chega a 31%.
Com isso, os motoristas deverão desembolsar mais dinheiro para pagar o IPVA em 2022 do que gastaram para pagar o mesmo imposto este ano.
Segundo dados da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas econômicas), entre os meses de fevereiro de 2020 e julho de 2021, os veículos novos e seminovos apresentaram os seguintes aumentos:
- Novos: +19,9% em 17 meses;
- Seminovos: +24,4% em 17 meses (independente do ano ou modelo).
Como consequência, a alta nos preços dos veículos registrada na tabela Fipe se reverte em alta no pagamento do IPVA, tendo em vista que a Fipe é utilizada como base para o cálculo do imposto.
Como calcular o IPVA
A maior parte dos estados considera o valor registrado na tabela Fipe do mês de setembro do ano anterior para calcular o IPVA do ano seguinte. A alíquota de base mais comum é de 4%, válida para veículos a gasolina ou flex em estados como São Paulo e Rio de Janeiro.
Para calcular o valor a ser pago de IPVA, o motorista deve saber o modelo do veículo e o ano de fabricação. Com essas informações em mãos, além da alíquota a ser paga, o motorista deve acessar o site de consulta da tabela Fipe e verificar o valor do carro.
Os passos são:
- Acesse o site;
- No final da página selecione o tipo de veículo (carro, caminhão ou moto);
- Vá para o campo “Digite ou selecione a marca do veículo”;
- Depois preencha o modelo do veículo;
- Por último o ano do veículo;
- Clique em “Pesquisar” e pronto: será indicado o valor atual do seu veículo.
Com base nesse valor basta calcular o preço do carro vezes a alíquota do imposto para saber o valor correspondente ao IPVA em 2022.