IBGE: IPP tem alta de 1,27% em abril puxado por combustíveis e alimentos

O Índice de Preços ao Produtor (IPP) subiu 1,27% em abril, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira (29). A taxa de março foi revisada de uma alta de 1,59% para 1,63%.

O IPP mede a evolução dos preços dos produtos na “porta da fábrica”, sem impostos e fretes, tanto da indústria extrativa, quanto de 23 setores da indústria de transformação. Com o resultado adquirido em abril, o IPP de indústrias de transformação e indústrias extrativas registraram um aumento de 2,57% no ano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/01/1420x240-Banner-Artigos-1-_-Banner-Materias-1-SNCI-AO.png

No acumulado de 12 meses até abril a alta registrada dos dois setores juntos foi de 8,61%.

O IPP da indústria extrativa registrou uma alta de 3,02% em abril, após alta de 12,13% em março. Enquanto isso, na indústria de transformação os preços subiram 1,19% depois de alta de 1,13% no mês anterior.

Saiba mais: Confiança dos empresários e da indústria caem em maio, diz FGV

Destaques do índice

Principal alta durante abril foram os derivados de petróleo e de biocombustíveis com expansão de 3,18% no período. A atividade equivale a 0,33% do IPP de abril. Nesse segmento, o principal influenciador foi a gasolina.

“Esse movimento foi influenciado pelo avanço dos preços internacionais, além da valorização do dólar em 1,3% em abril”, afirmou o gerente do IPP, Manuel Campos, em coletiva.

Outro alta que se destacou no índice foi as de produtos alimentícios que ficaram 1,4% mais caros. A atividade representa 0,31% do IPP total. No setor, as altas destacas foram de carne bovina, leite esterilizado e longa vida, embutidos e arros descascado branco.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/07/Ebook-Fundos-Imobiliarios-Desktop.jpg

Os setores de combustíveis e alimentos foram os principais influenciadores da alta do IPP, no entanto, não foram as únicas expansões no período entre março e abril. De acordo com o IBGE, das 24 atividades acompanhadas pelo instituto, 22 apresentaram alta durante o período.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno