Plano de IPO da Saudi Aramco permanece, diz governo saudita
O plano de abertura de capital (IPO) da maior petrolífera do mundo, Saudi Aramco, permanece como foi desenhado. As autoridades sauditas avaliam que a petroleira continua sendo uma boa aposta.
O ministro da Energia da Arábia Saudita, príncipe Abdulaziz bin Salman, salientou que a Saudi Aramco “saiu como uma fênix das cinzas” após os ataques ocorridos no último sábado (14). Além disso, o chefe-executivo, Amin Nasser, assegurou aos investidores que a companhia continuava a “mais confiável do mundo”.
Trata-se de uma tentativa de demonstrar aos possíveis investidores de que a petrolífera permanece sendo uma boa aposta.
Devido aos ataques, o IPO teve de ser adiado, mas as autoridades sauditas reiteram que as estimativas de arrecadação de aproximadamente US$ 2 trilhões continua. “O governo preferia adiar do que aceitar um grande impacto no valor”, informou as autoridades.
Assessores e executivos de banco de investimento foram instruídos a seguirem com as reuniões e encontros com representantes da empresa. “Há muito ainda que ainda pode acontecer, mas ainda estamos indo com força total à frente”, disse um executivo.
Saudi Aramco contrata 9 bancos para maior IPO da história
A Saudi Aramco contratou nove bancos para realizar seu IPO. Especialistas e fontes próximas a operação estimam que essa possa ser a maior oferta inicial de ações da história.
Confira Também: Petrobras registra alta na bolsa após preço do petróleo atingir marca histórica
De acordo com as fontes, a Aramco irá contar com os seguintes bancos em seu IPO:
- JPMorgan;
- Morgan Stanley;
- National Commercial Bank (Saudita);
- Bank of America Merril Lynch;
- Goldman Sachs;
- Credit Suisse;
- Citi;
- HSBC;
- Samba.
Bancos dos EUA, Europa e Ásia, fizeram diversas apresentações no início do mês na sede da petroleira Aramco.
Na última terça-feira (10), o CEO Amin Nasser falou que a abertura de capital da maior petrolífera do mundo, Saudi Aramco, seria “muito em breve”.
“O que sempre dissemos é que a Saudi Aramco está preparada para entrar em bolsa assim que os acionistas tomarem essa decisão, e, como ouviram, isto deve ocorrer muito em breve, por isso estamos preparados”, disse Nasser.