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IPCA sobe 0,07% em março, menor resultado para o mês desde 1994

Mercado diminui projeção para crescimento da economia em 2021

Previsão do banco é de alta da inflação e desaceleração do PIB.

A inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), teve variação de 0,07% em março. Trata-se de uma desaceleração frente ao mês anterior e o menor resultado para o período desde o início do Plano Real (1994).

O índice ficou 0,18 ponto porcentual abaixo da taxa de fevereiro, quando havia registrado 0,25%. Em comparação com o mesmo período no ano passado, a inflação havia sido de 0,75%. O IPCA acumula no ano alta de 0,53% e, nos últimos 12 meses, de 3,30%.

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A inflação inclui nove grupos que influenciam diretamente no índice. Com comparação entre fevereiro e março os resultados foram os seguintes:

IPCA

O grupo Alimentação e bebidas apresentou a maior variação e o maior impacto, 0,22 ponto percentual no mês de março. Os destaques foram:

No grupo Educação, o maior impacto  veio mais uma vez dos cursos regulares (0,74%), refletindo os reajustes normalmente praticados no início do ano letivo e incorporados no índice nos meses de fevereiro e março. Os cursos diversos, por sua vez, registraram queda (-0,27%), após a alta de 2,67% observada no mês anterior.

Após a queda de 0,39% em fevereiro, o grupo Habitação apresentou alta de 0,13% em março, influenciado por:

A maior contribuição negativa no IPCA de março veio do grupo dos Transportes. Os destaques foram:

Inflação por Região

O menor resultado foi registado em Goiânia. Por sua vez, o maior índice ficou com a região metropolitana de Campo Grande. Com a comparação de fevereiro e março os resultados foram os seguintes:

Para o cálculo do IPCA do mês, foram comparados os preços coletados no período de 3 a 30 de março de 2020 com os preços vigentes no período de 29 de janeiro a 2 de março de 2020. Em virtude da pandemia do COVID-19, o IBGE suspendeu, no dia 18 de março, a coleta presencial de preços. A partir dessa data, os preços passaram a ser coletados por outros meios, como pesquisas em sites de internet, por telefone ou e-mail.

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