O IPCA-15, considerado a prévia da inflação, será divulgado nesta quarta-feira (25). A expectativa do consenso de mercado é de que o índice mostre uma variação de 0,29% em setembro.
Em linha com a maioria dos analistas, especialistas da Warren seguem com uma projeção de igual valor, em 0,29%.
A casa espera uma menor deflação do grupo alimentação no domicílio, principalmente de alimentos in natura (especialmente as frutas), cereais e carnes, passagem aérea, que deve sair de uma deflação de quase 5% para uma variação próxima a +10%, e energia elétrica, reflexo do acionamento da bandeira vermelha 1 em setembro.
“Por outro lado, a gasolina deverá mostrar uma alta mais contida, de 0,22%, ante 3,33% no IPCA-15 de agosto. Por fim, o grupo Educação ainda deve apresentar uma variação positiva, de 0,09%, dada a sazonalidade de reajustes deste item no segundo semestre do ano, porém bem menor do que a da leitura anterior (0,75%)”, comenta Andréa Angelo, estrategista de inflação da Warren Investimentos.
“Em relação à composição qualitativa da inflação, a média dos núcleos não deve mostrar grandes diferenças da leitura do IPCA-15 de julho, quando acelerou 0,31%. Por outro lado, o número poderá mostrar uma elevação em relação ao visto no IPCA de agosto, cuja variação foi de 0,25%”, completa.
Angelo ainda acrescenta que o grupo de serviços subjacentes deverá desacelerar em relação ao IPCA-15 de agosto, puxado principalmente pelos itens Refeição, Conserto de automóvel, Condomínio e Serviço Bancário, com maior intensidade nestes dois últimos.
Ainda assim deve haver uma aceleração, apesar de leve, em relação à última divulgação do IPCA de agosto, quando apresentou alta de 0,28%.
A Warren ainda espera que o grupo de serviços intensivos em trabalho deve apresentar variação de 0,3%, acima do observado na prévia da inflação de julho e de agosto, mostrando a devolução da deflação do item “cabeleireiro”.
Pontos de atenção para a próxima divulgação do IPCA-15, segundo a Warren
- Alimentação no domicílio (in natura e carnes) é maior risco altista, em torno de 7bps
- O item cinema pode capturar a semana do cinema (cinemark) da mesma forma que foi em fevereiro (queda de 4%) e contribuir com -2bps em relação ao esperado
- Passagem aérea sempre traz surpresa, nesta divulgação pode ser para o lado baixista (-2bps)
Com isso, a projeção da casa para o IPCA-15 de 12 meses está em 4,29%, em linha com as expectativas do consenso.