IPCA-15, PIB dos EUA, Índices de confiança: Veja os principais eventos da semana
A última semana cheia de maio trará novos dados sobre a inflação brasileira, tema que vem preocupando os investidores e mexeu com a confiança da condução da política monetária do Banco Central.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) será conhecido na terça-feira e dará uma indicação se a desaceleração vista em abril seguiu no começo de maio. No último dia da semana, a FGV publicará o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), conhecido como a inflação do aluguel. Na prévia publicada semana passada, o índice mostrou salto de 3,8%, acelerando para 36,7% no ano.
Também no mercado doméstico, o mercado receberá os índices de confiança medidos pela Fundação Getulio Vargas (FGV), que mede a percepção da economia atual e futura dos consumidores, indústrias e construção, e os dados de desemprego.
Na bolsa, a Rede D’Or irá precificar sua oferta subsequente (follow-on) com objetivo de captar quase R$ 7 bilhões para usar para adquirir concorrentes e consolidar sua posição no mercado.
O principal dado no exterior será a nova prévia do PIB dos EUA do primeiro trimestre. Na primeira leitura, no final de abril, a economia norte-americana expandiu a um ritmo de 6,4%, segundo dados anualizados.
Veja abaixo a agenda dos principais eventos que mexerão com o mercado na próxima semana:
Segunda-feira, 24/5:
- 8h25 – Boletim Focus
Terça-feira, 25/5:
- Dia – CEO Conference (BTG Pactual)
- Manhã – Sondagem do Consumidor (FGV)
- 9h00 – IPCA-15
Quarta-feira, 26/5:
- Manhã – Sondagem da Construção (FGV)
- Após fechamento do mercado – Precificação do follow-on da Rede D’Or (RDOR3)
Quinta-feira, 27/5:
- Manhã – Sondagem da Indústria (FGV)
- 9h00 – PNAD Contínua com dados do mercado de trabalho (IBGE)
- 9h30 – Prévia do PIB dos EUA
- 15h00 – Reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN)
Sexta-feira, 28/5:
- Manhã – Sondagem do Consumidor (FGV)
- Manhã – IGP-M (FGV)
Veja também a Agenda de Dividendos e o calendário com datas de rendimentos e emissões de fundos imobiliários.
CPI da Pandemia
Na agenda política, a CPI da Pandemia a quarta-feira deverá ser um dia decisivo. Serão votados centenas de requerimentos de requisição de dados, quebra de sigilos e convocação de testemunhas. Segundo a Agência Senado, entre as pessoas que podem ser convocadas estão nove ministros: Paulo Guedes (Economia), Walter Braga Netto (Defesa e ex-Casa Civil), Luiz Eduardo Ramos (Casa Civil e ex-Secretaria de Governo), Carlos Alberto Franco França (Relações Exteriores), Anderson Torres (Justiça), Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações), Flávia Arruda (Secretaria de Governo), Damares Regina Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) e Marcelo Queiroga (Saúde), que já depôs à CPI, mas pode ser reconvocado.
Também poderá ser apreciada a convocação do empresário Carlos Wizard, apontado como integrante de um suposto conselho paralelo de saúde.
Um dia antes, na terça-feira (26/5), a CPI ouvirá a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, conhecida como Capitã Cloroquina.