IPCA-15 fica em 0,35% em maio; é a maior taxa desde 2016
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) ficou em 0,35% em maio. Assim, a taxa, que é uma prévia da inflação oficial, é a maior para o mês desde 2016. Entretanto, o valor registrado ficou abaixo das estimativas do mercado. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
Apesar de ser o maior índice para o mês de maio em três anos, o número apresentou um recuo em comparação com o resultado de abril último. No mês citado, o IPCA-15 ficou em 0,72%.
No ano, a chamada prévia da inflação já acumula uma alta de 2,27%. Já nos últimos 12 meses, o avanço é de 4,93%. Sendo assim, a taxa está acima da meta oficial da inflação, que é de 4,25%.
Saiba Mais: PIB: FGV/Ibre corta projeção de crescimento de 1,8% para 1,4% em 2019
Meta
Conforme o Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta central da inflação está prevista para este ano em 4,25%. No entanto, o intervalo de tolerância varia de 2,75% a 5,75%.
PIB: Governo diminui previsão de 2,2% para 1,6% em 2019
Para que esse resultado seja alcançando, será necessário que o Banco Central (BC) reduza ou aumente a taxa básica de juros, a Selic. Faz aproximadamente um ano que a Selic continua com uma taxa mínima de 6,5%. De acordo com a pesquisa “Focus”, analistas preveem uma inflação abaixo do centro da meta, uma taxa em torno de 4,07% neste ano.
IPCA-15
O IPCA-15 é uma prévia do indicador oficial da inflação do País (IPCA). Como a mediação é realizada em um período não calculado pelo indicador oficial, o IPCA-15 mostra qual será a tendência dos resultados do final do mês.
Saiba Mais: IPCA-15: Prévia da inflação acelera e fica em 0,54% em março
Além disso, ele abrange famílias com rendimento mensal entre 1 e 40 salários mínimos residentes nas seguintes regiões:
- Rio de Janeiro;
- Belo Horizonte;
- Porto Alegre;
- Curitiba;
- regiões metropolitanas de São Paulo;
- Salvador;
- Recife;
- Fortaleza;
- Belém;
- Distro Federal;
- e o município de Goiânia.
Este índice é utilizado para reajustes do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). As coletas de preços acontecem em estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, concessionárias de serviços públicos e domicílios.
O período em que é medido a prévia da inflação pelo IPCA-15 é do dia 16 do mês anterior ao dia 15 do mês atual.