Prévia da inflação: IPCA-15 aponta avanço para 0,72% em abril
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), teve um avanço de 0,72% em abril. Este índice revela uma prévia da inflação do país. Esta é a maior variação para abril desde 2015. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No total de um ano, o índice que mede a inflação subiu para 4,71%, o índice se encontra em 4,71%. No ano anterior, ficou registrado 4,18%.
De acordo com o IBGE os setores que tiveram as maiores altas foram:
- Transportes: tiveram a maior variação no período 1,31%, impactando o IPCA-15 em 0,24%;
- Alimentação e bebidas: a variação média no período foi de 0,92%, impactando o índice em 0,23%.
Meta
Conforme o Conselho Monetário Nacional (CMN) a meta central da inflação está prevista para este ano em 4,25%. No entanto, o intervalo de tolerância varia de 2,75% a 5,75%.
Saiba Mais: O que significa a redução de spread entre Tesouro Selic e poupança
Para que esse resultado seja alcançando, será necessário que o Banco Central (BC) reduz ou aumenta a taxa básica de juros, Selic. Faz aproximadamente, quase um ano que a Selic continua com uma taxa mínima de 6,5%
De acordo com a pesquisa “Focus”, analistas preveem uma inflação abaixo do centro da meta, uma taxa em torno de 4,01% neste ano.
IPCA-15
O IPCA-15 é uma prévia do indicador oficial da inflação do País (IPCA). Como a mediação é realizada em um período não calculado pelo indicador oficial, o IPCA-15 mostra qual será a tendencia dos resultados do final do mês.
Saiba Mais: IPCA-15: Prévia da inflação acelera e fica em 0,54% em março
Além disso, ele abrange famílias com rendimento mensal entre 1 e 40 salário mínimos residentes nas seguintes regiões:
- Rio de Janeiro;
- Belo Horizonte;
- Porto Alegre;
- Curitiba;
- regiões metropolitanas de São Paulo;
- Salvador;
- Recife;
- Fortaleza;
- Belém;
- Distro Federal;
- e o município de Goiânia.
Este índice é utilizado para reajustes do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). As coletas de preços acontecem em estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, concessionárias de serviços públicos e domicílios.
O período em que é medido a prévia da inflação pelo IPCA-15 é do dia 16 do mês anterior ao dia 15 do mês atual.