IPCA-15 cresce 1,05% em dezembro, maior taxa para o mês em quatro anos
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), a prévia da inflação oficial do país, terminou 2019 com um alta acumulada de 3,91%, frente aos 3,86% registrados no final do ano passado.
Apenas neste mês, o IPCA-15 subiu 1,05%, após aumento de 0,14% no mês passado. Foi o maior resultado mensal desde junho de 2018, mês em que o índice cresceu 1,11%, e o maior para o mês de dezembro desde 2015, quando foi de 1,18%.
Confira: Banco Central revisa estimativas para a economia de 2019 e 2020
Dessa forma, a prévia da inflação oficial terminou o ano abaixo do da meta estipulada, de 4,25%, com margem de 1,5 ponto percentual, para mais ou para menos. No entanto, a referência para o cumprimento da meta é IPCA, a ser divulgado em janeiro.
IPCA-15 em grupos de produtos
Dos nove grupos de produtos e serviços estudados, somente Artigos de residência apresentou uma queda nos preços (-0,84%) de novembro para dezembro. Dentre as altas, o destaque foi Alimentação e bebidas, que apresentou uma variação de 2,59%, e o maior impacto, de 0,63 ponto percentual (p.p.), no índice deste mês.
A segunda maior variação ficou com o grupo Despesas pessoais (1,74%). Os preços aumentaram na comparação com novembro (0,40%). Os Transportes (0,90%) também aceleraram na comparação com o mês passado (0,30%), contribuindo com 0,16 p.p. no índice do mês. Os demais grupos ficaram entre o resultado de 0,09% registrado nos grupos Vestuário e Educação e o 0,66% de Comunicação.
Saiba mais: Imóveis devem puxar crescimento do PIB em 2020, diz BC
O indicador refere-se às famílias com rendimento de um a 40 salários mínimos e abrange as regiões metropolitanas das seguintes capitais:
- Rio de Janeiro
- Porto Alegre
- Belo Horizonte
- Recife
- São Paulo
- Belém
- Fortaleza
- Salvador
- Curitiba
- Brasília
- Goiânia
A metodologia utilizada no IPCA-15 a mesma do IPCA, considerada a inflação oficial do Brasil. A diferença está no período de pesquisa dos preços e na abrangência geográfica.