“É possível investir no exterior sem ter conta nos Estados Unidos?” Seu Consultor Responde

Seu Consultor Responde é um quadro que vai ao ar todas as quintas-feiras, durante a live do Suno Notícias no YouTube. O objetivo é que um profissional da Suno Consultoria responda às dúvidas da audiência. Confira uma delas a seguir, sobre investir no exterior.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/BANNER-NOTICIA-DESK-1.png

“Quero diversificar minha carteira por meio de investimento no exterior, mas não sei qual corretora me permite fazer essa movimentação. É possível dolarizar o patrimônio sem abrir conta nos Estados Unidos?”

Seu Consultor Responde

Cara leitora,

O mercado vem se desenvolvendo bem e isso facilita os diversos tipos de investimento. Até pouco tempo atrás, abrir conta no exterior demandava uma alta burocracia, mas hoje você pode fazer isso em questão de minutos.

Mas, se você não quiser abrir conta nos EUA, não precisa. Hoje, o investidor comum consegue ter acesso aos BDRs, que são recibos de ações negociadas lá fora.

Então uma instituição financeira que tem operação tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos consegue custodiar a ação estrangeira e emitir um recibo vinculante. Por exemplo: essa instituição compra uma ação da Apple e emite recibos da Apple aqui no Brasil, e eles são negociados na B3.

Então você consegue fazer a compra desses ativos aqui dentro, sem ter que mandar o seu capital para o exterior, converter em dólar e comprar o ativo lá fora.

Para efeitos práticos, a exposição é praticamente idêntica. Você terá a oscilação do ativo acrescida da oscilação cambial.

No entanto, eu adicionaria alguns “poréns”. O primeiro é que o seu dinheiro fica dentro da fronteira brasileira. Para além dos termos táticos, alguns investidores optam por uma conta internacional para expatriar parte do patrimônio como forma de proteção. No caso do BDR, isso não é possível.

Outra questão é que o BDR é um pouco limitado no que diz respeito à quantidade de ativos disponíveis. Hoje são cerca de 900 a mil BRDs, mas na bolsa dos Estados Unidos, existem mais de seis mil ativos. Então você acaba ficando restrito nesse aspecto.

– Mateus Carvalho, consultor na Suno Consultoria.

Ficou interessado em investir no exterior? A Suno Consultoria de Investimento pode te ajudar nesse e em outros assuntos. Então clique aqui para entrar em contato com nossos profissionais.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-1.png

Seu Consultor Responde

Compartilhe sua opinião