Ícone do site Suno Notícias

“Quero começar a investir na bolsa de valores, mas tenho dívidas. O que fazer?” Seu Consultor Responde

Investimento

Investimento. Foto: iStock

Seu Consultor responde é um quadro que vai ao ar todas as quintas-feiras, durante a live do Suno Notícias no YouTube. O objetivo é que um profissional da Suno Consultoria responda às dúvidas da audiência. Confira uma delas a seguir, envolvendo investimento e dívidas.

“Consultor, venho estudando o mercado há algum tempo, pois quero começar a investir na Bolsa de Valores. Ao mesmo tempo, estou financiando um apartamento e tenho alguns outros pequenos débitos em aberto. Diante disso, como começar a investir se eu tenho dívidas?” – Cristine Ortiz.

Seu Consultor Responde

Cara Cristine Ortiz,

Se você tem dívidas e possui interesse em começar a investir, é muito importante que você faça um planejamento para quitá-las. Muitas vezes, os juros a serem pagos pela dívida são muito mais altos do que aqueles que você vai conseguir através dos investimentos, ainda mais em um estágio mais inicial.

Portanto, o primeiro passo é o planejamento para quitar dívidas. Se for uma dívida de longo prazo, como o financiamento de um imóvel, por exemplo, é interessante você intercalar o pagamento dela com algum aporte, para que você possa acumular patrimônio nesse meio tempo.

Algo interessante também é renegociar dívidas. Temos uma oscilação muito grande dos juros no Brasil. Hoje, por mais que a curva futura tenha aumentado um pouco, o juros presente está basicamente em uma tendência de queda. Então você muito provavelmente conseguiria negociar sua dívida com o banco, a fim de pagar um juro menor, amortizar essa dívida mais rapidamente e ter mais capital para investir.

Uma coisa não exclui a outra. Não é porque você tem dívida que não pode investir. Mas é necessário que haja um planejamento para que essa dívida seja quitada ou, pelo menos, reduzida. Em contrapartida, é preciso também fazer um trabalho de poupança para que você entre de vez no mundo dos investimentos.

– Guilherme Cavalcanti, consultor na Suno Consultoria.

Ficou interessado? Quer conhecer mais sobre a Suno Consultoria de Investimento? Então clique aqui para entrar em contato com nossos consultores.

Sair da versão mobile