Investimento Bitcoin pode ser investigada pelo MP por suposta pirâmide financeira

As atividades da Investimento Bitcoin podem ser investigadas pelo Ministério Público após um pedido da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A empresa assegura um retorno diário de 1% a 2% por 300 dias úteis.

A área técnica da CVM achou “indícios de fraude na captação de recursos de terceiros, com características típicas de pirâmide financeira” nas operações da Investimento Bitcoin. A informação está no despacho da Gerência de Orientação aos Investidores 2, emitido pela CVM.

Uma primeira investigação foi inciada ao fim de abril, após duas denúncias que chegaram a CVM no primeiro mês do segundo trimestre. A Investimento Bitcoin não possui registro na CVM e trabalha somente com depósitos e investimentos em criptomoedas.

A companhia já teve até comerciais em canais de TV aberta, segundo informações que constam nas denúncias. O site da empresa disponibiliza cinco diferentes planos de investimento, com valores entre US$ 50 e US$ 500 mil. As taxas de retorno são diferentes para cada plano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/03/Banner-Noticias-1000x325-12.jpg

De acordo com o material observado pela CVM, a Investimento Bitcoin garantia taxa de retorno diário de 1 a 1,5%, entretanto ao final da tarde da última terça-feira (27), o site da empresa mostrava rendimentos de até 2% por dia.

Autenticidade da garantia de retorno financeiro

“Não há nenhuma verossimilhança na afirmação de que a sociedade atue com investimentos em opções binárias ou no mercado Forex [compra de uma moeda simultaneamente à venda de outra], pois tais rendimentos são variáveis e extremamente voláteis, não sendo possível garantir um retorno positivo pré-determinado”, assegura a Procuradoria Federal Especializada e a Comissão de Valores Mobiliários (PFE-CVM), em parecer datado em 21 de agosto.

Veja também: Atlas Quantum adia saques de clientes e reclamações explodem 

O relatório da Procuradoria junto da CVM requisita que o Ministério Público do Espírito Santo, local de onde chegou a primeira denúncia, investigue o caso de perto, “em função da existência de indícios da prática de crime de ação penal pública”.

Reclamações

Há mais de 30 reclamações no site “ReclameAQUI” sobre a Investimento Bitcoin. Na primeira reclamação sem resposta da empresa, que consta no site de reclamações, o cliente faz um alerta para não abrirem conta na companhia.

“Abri uma conta nessa empresa [Investimento Bitcoin] e fiz uma transferência para investimento. Dois dias após a transferência a minha conta se tornou inacessível e não posso reaver meu dinheiro. Enviei oito mensagens para o contato e e-mail da empresa e não tive nenhuma resposta. Espero que o valor seja restituído por meio deste canal e que sirva de alerta para que ninguém tenha o mesmo problema no futuro”, disse o cliente de Salvador, Bahia, no dia 28 de julho, há um mês.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno