Inter (BIDI11) e Bradesco possuem as piores ouvidorias entre 10 maiores bancos, diz BC

O Banco Inter (BIDI11) e o Bradesco (BBDC4) possuem as piores ouvidorias entre as dez instituições financeiras de maior porte no Brasil, segundo o “Ranking de Qualidade de Ouvidorias”, divulgado pelo Banco Central nesta terça-feira (2).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Em uma pontuação que vai de zero a cinco, o índice do Inter foi de 1,00 no quarto trimestre de 2020, enquanto o do Bradesco foi de 2,91. Quanto menor o índice, pior a ouvidoria.

O índice é formado a partir das reclamações registradas pelos usuários nos canais de atendimento do Banco Central (BC). São considerados aspectos como:

  • prazo de resposta dos bancos às reclamações,
  • qualidade da resposta,
  • iniciativa em aderir a plataformas públicas de resolução de conflitos com os clientes

Entre as dez maiores instituições do País, o Inter apresentou prazo médio de respostas de 9,06 dias úteis, sendo que houve 16 reclamações sobre a qualidade da resposta e 18 reclamações sobre a própria ouvidoria.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Enquanto no Bradesco, foram 9,17 dias úteis para resposta e 46 reclamações contra a qualidade da resposta. Houve ainda 1 reclamação contra a ouvidoria.

A terceira pior ouvidoria é do Banco CSF, com índice de 3,24. Na lista com dez instituições, o Banco do Nordeste aparece com a melhor classificação para ouvidorias, com índice de 4,92.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Instituições menores

Entre as demais instituições avaliadas, os três com piores avaliações são

  • Máxima: com índice de 1,26,
  • Pan: 1,27,
  • Novo Banco Continental: 1,84

Além de pior ouvidoria, o Banco Inter também aparece no ranking de reclamações contra as instituições financeiras referente ao quarto trimestre de 2020. De acordo com o BC, o banco ocupa a primeira posição da lista.

No período, o Inter alcançou 111,52 pontos. No total, foram 900 reclamações em um universo de 8,069 milhões de clientes. O ranking utiliza um indicador que considera o número de queixas recebidas, aquelas consideradas procedentes e o número de clientes de cada banco.

Última cotação do Banco Inter

O Banco Inter, por volta das 15h42 nesta terça-feira estava cotado a R$ 138,71, em uma alta de 6,91%.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno