Inteligência artificial pode beneficiar o setor financeiro?
A ascensão da inteligência artificial (IA) no mercado global está trazendo mudanças significativas para o setor financeiro, prometendo um futuro mais eficiente e menos burocrático. Com um mercado projetado para movimentar US$ 733 bilhões até 2027, segundo a Grand Review Research, a tecnologia já está transformando a forma como bancos e instituições financeiras operam.
De acordo com a IBM, 78% das instituições bancárias ao redor do mundo já utilizam IA. Esse número deve crescer à medida que a tecnologia se consolida como ferramenta essencial no setor. Um estudo da Accenture aponta que mais de 60% das tarefas diárias dos profissionais de banco podem ser realizadas por sistemas de IA, aumentando a produtividade em até 30% nos próximos anos.
Automação para combater a burocracia
A automação de tarefas rotineiras e repetitivas é uma das principais contribuições da IA para o setor financeiro. Igor Castroviejo, country manager da 1datapipe, uma plataforma de consumer insights baseada em IA, destaca que a tecnologia permite aos colaboradores focar em atividades mais estratégicas.
“Funcionários de banco, em geral, lidam com grandes volumes de papelada, especialmente em processos de crédito, como empréstimos e financiamentos. Isso consome tempo e dificulta a dedicação a tarefas que trazem resultados mais efetivos para as instituições”, explica.
A percepção de excesso de burocracia no setor financeiro é compartilhada pelos consumidores. Um levantamento da Unico revelou que 93% dos brasileiros consideram bancos e fintechs campeões de burocracia digital. Além disso, 36% dos entrevistados afirmaram já ter desistido de acessar crédito devido à quantidade de documentos exigidos.
Inteligência artificial como motor de eficiência
Com sistemas de IA combinados ao aprendizado de máquina (machine learning), instituições financeiras conseguem processar grandes volumes de documentos em menor tempo, identificando padrões e realizando análises detalhadas. Isso permite que os profissionais humanos se concentrem em tarefas mais estratégicas, enquanto a IA assume atividades operacionais.
Segundo a Deloitte, 96% das instituições bancárias já utilizam alguma forma de tecnologia baseada em IA, com destaque para automação robótica de processos e inteligência cognitiva. No Brasil, um estudo da Cinnecta mostra que 50% das instituições financeiras empregam IA em processos de crédito, reportando ganhos significativos em agilidade e personalização de produtos.
Inclusão financeira e democratização de serviços
Além da eficiência operacional, a IA está promovendo maior inclusão financeira. “A tecnologia está tornando o acesso a produtos e serviços mais democrático, permitindo que mais pessoas tenham acesso a benefícios antes restritos a uma pequena parcela da população”, afirma Castroviejo.
Com a capacidade de processar dados em escala e oferecer soluções personalizadas, a inteligência artificial está transformando o setor financeiro em um ambiente mais acessível, eficiente e alinhado às demandas dos consumidores. A expectativa é de que essas mudanças continuem a moldar o mercado, estabelecendo novos padrões para o futuro das instituições financeiras.