A novata Intelbras (INTB3) fechou nesta quinta-feira (4) sua estreia na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) subindo 25,33%, cotada a R$ 19,74.
A empresa precificou oferta em R$ 15,75 na última terça-feira (2), pouco pouco acima do piso da faixa indicativa, entre R$ 15,25 e R$ 19,25, movimentando R$ 1,3 bilhão na operação. Desse, 55,55%, irão para o caixa da Intelbras e o restante para acionistas vendedores.
A companhia catarinense de produtos de tecnologia, voltada principalmente para as áreas de segurança e de comunicação pretende usar o capital em caixa para realizar aquisições, aumentar sua capacidade produtiva, expandir times de canais internos verticais e de varejo e para investir em tecnologia (CAPEX).
A oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da Intelbras foi coordenada pelo BTG Pactual (BPAC11); Citi; Itaú BBA; e Santander (SANB11).
Resultados da Intelbras em 2020
No primeiro trimestre de 2020, a Intelbras registrou uma receita operacional líquida de R$ 1,46 bilhão, crescimento de 20,2% em comparação com o mesmo período de 2019. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da empresa foi de R$ 251 milhões, ante R$ 141 milhões no ano anterior. O lucro líquido da Intelbras foi de R$ 121,2 milhões, alta de 2,6% na base anual.
A Intelbras foi criada em 1976 em Santa Catarina e hoje fornece produtos e soluções em segurança eletrônica, controles de acesso, redes de comunicação e, mais recentemente, vem avançando na área de captação e desenvolvimento de sistemas de energia solar.
A companhia afirma estar presente em 98% dos municípios com potencial de consumo eletrônico no Brasil, além de que exporta seus produtos para diversos países.
No seu canal de rede, a Intelbras afirma que conta com 370 distribuidores, que comprar seus produtos e revendem para cerca de 80 mil revendedores credenciados.