Instagram e Facebook fora do ar: redes da Meta (M1TA34) detectam instabilidade ao redor do mundo nesta terça-feira (5)
As redes sociais da Meta, Facebook e Instagram estão fora do ar na manhã desta terça-feira (5). O problema se estende pelo mundo no início da tarde, por volta das 13h (Brasília).

Milhões de usuários do Instagram e do Facebook detectaram mal funcionamento das redes, com dificuldades de login e contas desconectadas.
O problema foi inicialmente detectado por volta das 11 horas e atingiu diversos países, com usuários nos Estados Unidos liderando as queixas.
O Down Detector registrou mais de 350 mil notificações de problemas no Face e 54 mil no Insta na última hora (11h30-12h30), volume muito superior à média do dia.
A plataforma internacional de problemas com sites Down for Everyone or Just Me mostra relatos de erros nas América, na Ásia, na Europa e na África.
Em paralelo ao bug, as ações da Meta caem desde a abertura do mercado em Nova York, e intensificou as perdas desde então. Às 12h48 (de Brasília), a ação da Meta recuava 1,93%
Instagram está fora do ar? Veja o que se sabe até agora
No Google Trends, pesquisas relacionadas a “facebook e instagram fora do ar“, “instagram caiu hoje“, “instagram fora do ar“, “facebook e instagram com problemas” dispararam na plataforma.
Na rede social, usuários que tentavam recarregar a linha do tempo de imagens ou acessar suas fotos do perfil recebiam notificações como “Não foi possível atualizar o feed” ou mostra a imagem a seguir:

A falta de acesso afetou não apenas os usuários individuais, mas também empresas e influenciadores que dependem das plataformas para interagir com seu público e promover seus negócios.
Até o momento, a Meta (M1TA34) não divulgou informações oficiais sobre a causa dessa falha.