O número de influenciadores de finanças e investimentos recuou, mas o engajamento dos perfis teve um aumento considerável, revelam dados publicados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, a Anbima.
Na primeira edição do levantamento, eram 266 influenciadores de investimentos, que aumentaram para 277 na seguinte, mas caíram para 255 na atual, a terceira edição.
Os dados mostram que 26,3% dos influenciadores falam sobre moedas, sendo o ativo mais abordado dentre os perfis. Logo atrás, aparece:
- Criptomoedas: 23,4%
- Ações: 21,9%
- Dividendos: 12,9%
- Fundos Imobiliários: 5,5%
- Commodities: 2,9%
- Poupança: 1,6%
- Tesouro Direto: 1,3%
- CDI: 1,2%
O levantamento foi feito de 1º de janeiro a 30 de junho de 2022, com base em 188,1 mil publicações no YouTube, Twitter, Instagram e Facebook.
No total, são 94,1 milhões acompanhando todos os influenciadores, com 19% a mais de interações – representando o engajamento das publicações.
No total, foram 1,3 mil interações diárias no recorte analisado pela Anbima.
O Twitter continuou sendo a rede social mais usada pelos influenciadores, sendo responsável por 66,2% das publicações. Em seguida, as mídias sociais mais usadas são o Instagram (13,4%), o YouTube (11%) e o Facebook (9,5%).
Contudo, em termos de engajamento, o YouTube segue como líder absoluto.
O TikTok, por sua vez, é o destaque em termos de crescimento, com pouco mais de 114% de alta no número de publicações marcadas como relativas ao mundo dos investimentos.
Quem são os influenciadores mais acompanhados
No ranking da edição passada do FinFluence, a Anbima elegeu o Economista Sincero (Charles Mendlowicz) como o Top 1 do ranking de maiores influenciadores do mundo de investimentos e finanças.
Na lista, também consta o Chairman e Fundador do Grupo Suno, Tiago Reis, como 7º colocado:
- Economista Sincero
- Nathália Arcuri
- Bruno Perini
- Me Poupe!
- O Primo Rico
- Gustavo Cerbasi
- Tiago Reis
- Ports Trader
- Café com Ferri
- Nath Finanças
O Suno Notícias também foi citado no relatório como um destaque do levantamento.
“O maior grupo temático identificado, que representa cerca de 32% da rede, traz dicas sobre os melhores tipos de investimentos e como investir na prática. Os conteúdos variam de seleções dos melhores ativos em determinado período, passando por recomendações do que fazer com os investimentos em momentos de oscilação do mercado. O grupo tem forte presença de produtores de conteúdo (O Primo Rico e Economista Sincero) e portais especializados (InvestNews BR e Suno Notícias)”, consta no documento.
Nos dados, à época, somente o canal do YouTube mostrava um crescimento de quase 70%. Atualmente, o Instagram do portal de notícias também soma cerca de meio milhão de seguidores.
“Os influenciadores que mais falam sobre produtos ou serviços são portais especializados, produtores de conteúdo e analistas”, diz a Anbima.
Notícias Relacionadas