Brasileiro tem mudado hábitos alimentares para driblar inflação
Em 2024, os brasileiros estão mudando seus hábitos alimentares para tentar driblar a inflação. Uma pesquisa da ValeCard revelou que os gastos com refeições feitas em casa cresceram neste ano em comparação com 2023, enquanto o consumo em bares e restaurantes apresentou queda significativa.
O levantamento mostrou que, de janeiro a novembro de 2024, os gastos médios mensais fora de casa diminuíram em diversos segmentos: padarias (-14%), lanchonetes (-18%), restaurantes (-29%) e bares (-32%).
Por outro lado, as despesas com compras de alimentos para preparo doméstico aumentaram: supermercados (+55%), mercearias (+113%) e minimercados (+7%). Apenas o segmento de atacadistas registrou uma ligeira queda de 3%.
Essa mudança no comportamento do consumidor é atribuída, em grande parte, ao impacto da inflação em 2024. Apesar da queda de 0,52% nos preços dos alimentos consumidos em casa ao longo de 2023, o cenário neste ano se inverteu. Fatores como a valorização do dólar frente ao real, enchentes no Rio Grande do Sul e secas em outras regiões do país impulsionaram a alta nos preços dos alimentos.
Até novembro de 2024, o IPCA, índice oficial da inflação, apontou aumentos tanto na alimentação em casa quanto fora dela, com 6,98% e 5,04%, respectivamente. Mesmo com essa pressão inflacionária, preparar refeições em casa continua sendo uma alternativa mais econômica. Em novembro, o cupom médio em supermercados subiu 21%, alcançando R$ 136,36, enquanto o gasto médio em bares aumentou 41%, para R$ 43,67.
Os dados corroboram com uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT), divulgada em agosto. O estudo revelou que o preço médio de uma refeição completa fora de casa subiu 10,80% em relação a 2023, atingindo R$ 51,61. Considerando 21 dias úteis de trabalho, o gasto mensal para almoçar fora seria de R$ 1.083,81, representando cerca de 76% do salário mínimo de R$ 1.412.
Confira as variações dos gastos médios mensais feitos com os cartões Valecard por estabelecimento entre 2023 e 2024:
- Açougue: 35%
- Atacadista: -3%
- Bar: -32%
- Bar/restaurante: -54%
- Casa de carnes: -29%
- Lanchonetes: -18%
- Loja de conveniência: -52%
- Mercearias: 113%
- Minimercado: 7%
- Padarias: -14%
- Peixarias: 45%
- Pizzarias: -27%
- Postos: -20%
- Restaurantes: -29%
- Sacolões/ Varejões/ Hortifruti: -35%
- Supermercado: 55%
- Supermercado/Restaurante: -16%
- Supermercados/Padarias: 20%
Diante desse cenário, a preferência por refeições feitas em casa, destacada pela pesquisa da ValeCard, mostra-se uma alternativa financeiramente mais viável, mesmo sob o impacto da inflação atual.