Inflação mensal avança nos Estados Unidos, segundo índice CPI

A inflação mensal nos EUA cresceu em junho de 2019. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (11) pelo Índice de Preços ao Consumidor (CPI).

Em cerca de um ano e meio, foi o maior índice de alta registrado no núcleo de preços ao consumidor. Mesmo assim, as expectativas de redução das taxas de juros, pelo BC dos Estados Unidos, permanecem.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/07/1420x240-Banner-Home-1.png

Nesta quinta-feira, o Departamento de Trabalho comunicou que, tirando os itens variáveis de alimentos e energia, o CPI subiu 0,3% no último mês. Dessa forma, é a maior alta desde janeiro do ano passado.

O índice de preços ao consumidor é um indicador da variação porcentual do preço. Sendo assim, é um importante aliado para medir a inflação.

O índice foi alavancado principalmente por ter conseguido adquirir ganhos nos preços dos seguintes setores:

  • vestuário;
  • carros usados;
  • caminhões usados;
  • setor doméstico de mobílias;
  • aumentos no custo de saúde e aluguéis.

Veja também: Ata do Fed diz que autoridades do BC viram corte de juros no curto prazo 

Fed e taxas de juros

Nos dias 30 e 31 de julho haverá uma reunião do Banco Central norte-americano para um possível corte nos juros. Dessa forma, caso isso aconteça, será o primeiro em quase dez anos.

O Federal Reserve (Fed) manteve inalteradas, no dia 19 de junho, as taxas básicas de juros. A reunião de política monetária decidiu preservar o valor da taxa de juros em uma banda entre 2,25% a 2,50%.

No mês passado, o Fed comunicou que iria atuar apropriadamente para sustentar a expansão da economia. Portanto, pode ser um sinal para uma mudança na taxa. O mês de dezembro de 2018 foi o último em que as taxas de juros subiram.

O presidente do Federal Reserve disse, no mês passado, que alguns aspectos globais estavam preocupando a economia norte-americana.

“Parece que as incertezas em torno das tensões comerciais e as preocupações com a força da economia global continuam pesando sobre as perspectivas econômicas dos Estados Unidos“, disse.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/10/62489cba-relatorio-bradesco.png

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno