Ícone do site Suno Notícias

Inflação do IPC-S recua em 5 de 7 capitais, segundo FGV

IPCA: Inflação sobe 0,86%, maior para novembro desde 2015

IPCA: Inflação sobe 0,86%, maior para novembro desde 2015

A retração da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) para 0,22% na terceira quadrissemana de agosto, em comparação ao 0,26% da medição imediatamente anterior, foram constatadas em cinco das sete capitais pesquisadas, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) em relatório, nesta segunda-feira (26).

Quatro das oito classes que compõe o índice da inflação do IPC-S registraram diminuição nas suas taxas. A maior contribuição partiu do grupo Alimentação (de 0,14% para -0,15%). A FGV destaca o comportamento do item hortaliças e legumes, cuja taxa passou de -4,80% para -8,07%.

Inflação do IPC-S

Confira as capitais que tiveram recuo na inflação na passagem da segunda para a terceira quadrissemana:

Foram apresentadas altas em Salvador (-0,03% para 0,11%). Brasília manteve-se em 0,01%).

Veja as classes que apresentaram queda nos preços:

O IPC-S calcula a variação de preços de produtos e serviços em sete capitais do país. É calculado pela FGV e teve seu início de apuração em 2003. O indicador registra a evolução de preços de maneira quadrissemanal, com fechamentos nos dias 7, 15, 22 e 30 de cada mês.

Veja também: Boletim Focus diminui previsão de crescimento da economia brasileira

O índice reflete o custo de vida de famílias com renda mensal de 1 a 33 salários mínimos, residentes nas seguintes capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Brasília.

A próxima apuração da inflação levantada pelo IPC-S, relativa ao fechamento de agosto, será divulgada no dia 2 de setembro, com segmentação regional no dia seguinte.
Sair da versão mobile