O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) registrou uma inflação de 0,9% durante o mês de abril. No entanto, a taxa foi menor que a de março, onde havia obtido uma alta de 1,07%, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
De acordo com a FGV, o IGP-DI já acumula uma alta de 3,33% neste ano e 8,25% em 12 meses.
A redução do crescimento foi influenciada pelos preços de atacado e varejo. A inflação do Índice de Preços ao Produtos Amplo, que mede o mercado, registrou queda, saindo dos 1,35% para 1,09% de alta em abril.
Já o Índice de preços ao Consumidor, que mede o varejo, caiu de 0,65% para 0,63% de alta no período.
Em contrapartida, o Índice Nacional de Custo da Construção passou de 0,31% para 0,38% durante o mês de abril.
Além disso, ainda dentro do IGP-DI, os preços dos produtos agropecuários no atacado medidos pelo IPA Agrícola caíram 0,41% em abril, após uma alta de 3,02% em março.
Enquanto isso, os produtos industriais, avaliados pelo IPA Industrial, cresceram de 1,6% em abril, ante alta de 0,8% durante o mês de março.
Dentro do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que analisa os preços no decorrer da cadeia produtiva, os valores de bens finais reduziram sua elevação em abril com 1,21% de alta, ante 1,70% de aumento adquirido em março.
Os preços dos bens intermediários cresceram 0,89% durante o último mês, após alta de 0,68% em março. Assim como as matérias-primas brutas que cresceram 1,19%, após alta de 1,75% em março.
Saiba mais: Índice de confiança de empresários cai em março, diz CNI
O que é o IGP-DI?
O IGP-DI é calculado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi criado em 1944 e tem por objetivo medir o comportamento de preços em geral da economia brasileira.
No entanto, ele é uma média ponderada dos seguintes índices:
- Índice de Preços no Atacado (IPA)
- Índice de Preços ao Consumidor (IPC)
- Índice Nacional da Construção Civil (INCC)
- Disponibilidade Interna (DI)
- Índice Geral de Preços-10 (IGP-10)
O IGP-DI foi calculado com a base de preços coletados entre 1º e 30 de abril.