Inflação nos EUA está muito alta e foco é endereçá-la, diz integrante do Fed
Apesar da recuperação do mercado de trabalho, há grupos que foram mais afetados pelo efeito da pandemia de covid-19. Foi o que disse nesta terça-feira, 15, Lisa Cook, integrante do Conselho do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), em evento promovido pelo Banco do Canadá. Em sua visão, porém, para resolver este problema, não precisam ser usadas ferramentas do banco central dos Estados Unidos, já que a instituição está focada agora no combate à inflação.
“A inflação está muito alta. O foco do Fed é endereçar inflação, uma vez que temos um mercado de trabalho estável”, afirmou Lisa.
Para ela, há outras políticas que podem ser usadas para lidar com a inflação nos EUA e com a disparidade com que alguns grupos foram afetados economicamente pela pandemia.
Ela cita, por exemplo, intervenções de grupos empresariais.
Índice de inflação PPI sobe 0,2% em outubro nos Estados Unidos
O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos avançou 0,2% em outubro ante setembro, segundo dados com ajustes sazonais publicados nesta terça-feira, 15, pelo Departamento do Trabalho do país. O resultado ficou abaixo da previsão de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, de avanço de 0,4% no período.
O núcleo do PPI, um índice de inflação dos EUA que exclui itens voláteis como alimentos e energia, subiu 0,2% na comparação mensal de outubro, abaixo da projeção de alta de 0,3%.
No acumulado de 12 meses encerrados no mês passado, o PPI saltou 8,0%, enquanto o núcleo subiu 5,4%
O Departamento do Trabalho também revisou o PPI mensal de setembro, de alta de 0,4% para avanço de 0,2%.
Índice de atividade industrial Empire State nos EUA sobe a 4,5 em novembro
O índice de atividade industrial Empire State, que mede as condições da manufatura no Estado de Nova York (EUA), subiu de -9,1 em outubro para 4,5 em novembro, segundo levantamento divulgado pela distrital de Nova York do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano). O resultado superou as expectativas de economistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam avanço a -6.
Entre outubro e novembro, dentre os subíndices que compõem o indicador, novas encomendas recuou de 3,7 para -3,3; o de embarques subiu de -0,3 para 8,0; estoques avançaram de 4,6 para 16,5; preços pagos subiram de 48,6 para 50,5 e preços recebidos avançaram de 22,9 para 27,2.
O subíndice de número de empregados passou de 7,7 para 12,2.
Sendo assim, apesar de a inflação norte-americana ter avançado no PPI, o índice de atividade industrial voltou a subir acima da expectativa dos especialistas do mercado.
(Com informações de Estadão Conteúdo)