Os índices futuros de Nova York operam em queda, assim como abrem as bolsas europeias e encerram as asiáticas. Os mercados internacionais apresentam desvalorização nesta segunda-feira (20) em razão da queda significativa de 26% na cotação do petróleo.
Por volta das 7h40, os índices norte-americanos apresentavam desvalorização em seus indicadores. O futuro Dow Jones tinha queda de 1,47% e o S&P 500 futuro caía 1,41%. Por sua vez, a Nasdaq operava a -092%.
Os indicadores acionários globais estão monitorando a cotação do petróleo que despencou no período vespertino desta segunda-feira (20) na Ásia, (período diurno no horário de Brasília). A variação que chegou a queda de 26,7% é em razão dos números de contágios do novo coronavírus (covid-19) no atual epicentro do mundo, os EUA.
Os dados atuais mostram que o novo vírus ultrapassou 740 mil pessoas contaminadas no território norte-americano, mais de três vezes superior que a Espanha, segundo país mais atingido, enquanto o total de mortes avançou para 40 mil.
Na Europa, os índices das bolsas operam em queda. O Reino Unido operava em baixa de 0,62% e França caía 0,40%. Na Itália a bolsa desvalorizava 0,46% e Alemanha queda de 0,55%.
O mercado europeu está reagindo aos índices de todo o mundo com o petróleo no radar. Além disso, segundo a CNN, os cortes anunciados pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) preocupam os europeus se serão suficientes para aumentar a demanda pela economia que enfrenta uma crise em razão da covid-19.
As bolsas asiáticas fecharam as negociações em queda, com exceção da China. A bolsa da Coreia do Sul encerrou o pregão com uma desvalorização de 0,84%%. Na China, o principal índice das ações das bolsas, Xangai, terminou o dia em alta de 0,50%. A bolsa do Japão desacelerou 1,15%. A bolsa de Hong Kong registrou -0,21%. .
O Banco do Povo, a instituição financeira da China, cortou a taxa básica de juros em 0,20 pontos porcentuais para 3,85% ao ano. Essa medida trouxe aos investidores um alívio pois os recursos serão destinados a impulsionar o setor de serviços.
O Petróleo WTI despencava 26,77%, sendo negociado a US$ 13,38 o barril. Por sua vez, o Petróleo Brent caía 3,36%, a US$ 27,13 o barril.
O medo do avanço da pandemia que assola o mundo preocupa os investidores, que procuram ativos livres de risco ou menos arriscados, como os títulos públicos norte-americanos e o dólar. A moeda estadunidense apresenta forte valorização frente às moedas emergentes, o que se reflete nos índices futuros mundiais.