O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos caiu 0,5% em dezembro ante novembro. Os dados com ajustes sazonais foram divulgados pelo Departamento do Trabalho nesta quarta-feira (18).
Contudo, o resultado ficou abaixo da previsão de analistas consultados pelo The Wall Street Journal. A expectativa era de um avanço de 0,1% do PPI no período.
O núcleo do PPI, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, subiu 0,1% na comparação mensal de novembro, em linha com as projeções. No acumulado de 12 meses encerrados em dezembro, o indicador PPI subiu 6,2%, enquanto o núcleo subiu 4,6%.
CPI cai 0,1% em dezembro ante novembro
O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos caiu 0,1% em dezembro ante novembro, segundo dados com ajustes sazonais publicados na semana passada, pelo Departamento do Trabalho.
O indicador CPI ficou abaixo da mediana de analistas consultados pelo Projeções Broadcast, de CPI estável no mês passado.
Apenas o núcleo do CPI, que exclui os voláteis preços de alimentos e energia, subiu 0,3% na comparação mensal de dezembro, vindo em linha com o consenso do mercado.
Na comparação anual, o CPI dos EUA subiu 6,5% em dezembro, desacelerando em relação ao ganho de 7,1% de novembro.
Já o núcleo do CPI teve incremento anual de 5,7% no mês passado, perdendo força ante o avanço de 6% de novembro.
“A CPI valida a postura do Fed de manter aperto monetário”, destaca Carlos Vaz, CEO da Conti Capital, gestora de investimentos nos EUA. Ele ainda comenta que as condições financeiras ficam restritas quando os juros sobem e o Federal Reserve (Fed), está tentando mantê-las assim para desaquecer a economia.
Revisão do PPI mensal
Já em relação ao indicador PPI, o departamento do Trabalho também revisou o mensal de setembro, de alta de 0,3% para avanço de 0,2%. O acumulado de 12 meses terminados em novembro também foi revisado de 7,4% a 7,3%.
Com informações do Estadão Conteúdo
Notícias Relacionadas