A Receita Federal anunciou que na próxima restituição do Imposto de Renda 2023, o terceiro lote deste ano, será o primeiro a contemplar contribuintes sem prioridade. O pagamento aos beneficiários acontece no final deste mês, no dia 31 de julho, e a consulta estará disponível uma semana antes, a partir de 24 de julho.
De acordo com a Receita Federal, serão restituídos no terceiro lote do IR 2023, os seguintes grupos:
- Contribuintes com prioridade legal que entregaram a declaração após 10 de junho ou que tiveram pendências na malha fina, mas que foram resolvidas posteriormente;
- Aqueles com prioridade que optaram pela declaração pré-preenchida ou pelo pagamento via Pix;
- Parte das pessoas sem nenhuma prioridade.
Os dois primeiros lotes, pagos em 31 de maio e 30 de junho, apenas beneficiaram grupos prioritários como idosos, pessoas com deficiência ou doença grave, contribuintes com maior fonte de renda no magistério e aqueles sem prioridade legal, mas que optaram pela declaração pré-preenchida ou pelo pagamento via Pix.
Após o terceiro lote, restam ainda mais dois lotes da restituição de 2023.
Calendário de Restituição do Imposto de Renda
O calendário de restituição do Imposto de Renda 2023 foi definido da seguinte forma:
- Primeiro lote: 31 de maio (pago);
- Segundo lote: 30 de junho (pago);
- Terceiro lote: 31 de julho (próximo pagamento);
- Quarto lote: 31 de agosto;
- Quinto e último lote: 29 de setembro.
Para saber quanto e os valores a serem recebidos, a Receita Federal libera os detalhes uma semana antes das datas de pagamento, através do portal Meu Imposto de Renda.
Como consultar a declaração do “Meu Imposto de Renda”?
Para a consulta da restituição, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na através do site e informar o CPF, a data de nascimento e o ano correspondente ao lote.
A partir desta sexta-feira (7), a Receita Federal fará uma otimização no sistema “Meu Imposto de Renda” e passará a apontar se o contribuinte está devendo alguma declaração do Imposto de Renda e outras atualizações.
Através do portal oficial, é possível:
- Consultar se está devendo alguma declaração do imposto para a RF;
- Ver o motivo da omissão;
- Fazer a declaração em atraso, a partir das informações do formulário pré-preenchido.
A plataforma “Meu Imposto de Renda” está disponível no Portal e-CAC ou nas lojas de aplicativos para sistemas iOS e Android.
Como receber a restituição do IR 2023?
A restituição do Imposto de Renda 2023 deve ser recebida diretamente na conta bancária que consta na declaração, por meio de uma transferência direta ou via Pix.
Caso o valor não seja resgatado em um prazo de um ano, o contribuinte deverá acessar o Portal e-CAC, para solicitar o dinheiro.
A quantidade de beneficiários do próximo lote de restituição do Imposto de Renda 2023 ainda não foi anunciada.