Ícone do site Suno Notícias

Imposto de Renda: Governo quer revisar deduções e isenções e taxar dividendos, diz agência

Fernando Haddad, ministro da Fazenda. Foto: BandNews

Fernando Haddad, ministro da Fazenda. Foto: BandNews

O governo prepara novas mudanças no Imposto de Renda cobrado de contribuintes pessoa física, revisando as deduções e isenções previstas atualmente. As informações são da Agência Reuters.

Além disso, nas novas regras do Imposto de Renda devem prever também a taxação de lucros e dividendos e a tributação de fundos de investimentos fechados.

O Ministério da Fazenda não comentou o tema.

Segundo os números oficiais do governo, na lei de diretrizes orçamentárias, o ano de 2024 deve contar com uma renúncia de R$ 51,1 bilhões com rendimentos isentos no imposto de renda da pessoa física.

Já as deduções devem representar R$ 31,3 bilhões.,

A discussão sobre a revisão das isenções e deduções vem em meio às novidades no campo da política fiscal do novo governo, com a aprovação da urgência na matéria do Arcabouço Fiscal.

Além disso, a taxação de dividendos já foi uma medida ventilada no governo, mas nunca andou no congresso e nem foi aprovada.

Em se tratando das deduções com gastos médios, o presidente Lula (PT) já deu declarações se opondo às normativas atuais, que permitem uma série de abatimentos no IRPF, enquanto a população de classe baixa tem dificuldade em acessar tratamentos especializados.

“Quem está pagando o tratamento que nós temos é o pobre que não tem direito nesse país, é o pobre que não tem especialista, é o pobre que não tem plano de saúde. É por isso que nós precisamos pensar em uma reforma tributária para ver se a gente consegue corrigir um pouco as injustiças”, disse.

Jair Bolsonaro (PL), quando presidente, também havia cogitado limitar descontos em deduções médicas, mas a ideia não avançou.

O ex-presidente também tentou extinguir o desconto padrão de 20% para quem faz declaração simplificada do Imposto de Renda, mas a medida, da mesma forma, não se concretizou.

Quem tem que pagar Imposto de Renda?

Sair da versão mobile