A partir do dia 23 de junho, os contribuintes do Imposto de Renda 2023 poderão consultar o site oficial da Receita Federal para conferir se estão na lista do segundo lote da restituição. De acordo com a RF, o pagamento será feito no dia 30 de junho.
O primeiro lote de pagamentos do Imposto de Renda aconteceu em 23 de maio e beneficiou cerca de 4,4 milhões de brasileiros, além de ter batido o recorde de ser o maior valor já pago em um lote de restituição: R$ 7,5 bilhões.
Ainda não foi confirmado se o segundo lote de pagamentos será apenas para as categorias de prioridade ou se incluirá os demais contribuintes. Esse é o primeiro ano em que as pessoas puderam optar por receber a restituição via Pix e muitos também usaram a declaração pré-preenchida. Essas duas opções entraram para a lista de prioridades da restituição.
O restituição do IR 2023 ainda terá mais três lotes, totalizando cinco datas no calendário. Para saber se a próxima será a sua vez de receber, a consulta será liberada oficialmente no dia 23, às 10 horas.
Para consultar, o contribuinte deve:
- Acessar o site da Receita Federal (gov.br/receitafederal/);
- Ir em “Meu Imposto de Renda”;
- Clicar em “Consultar Restituição”;
- Informar os dados pessoais solicitados e consultar se está incluso na próxima restituição.
Calendário de Restituição do Imposto de Renda 2023
É importante que os contribuintes estejam atualizados sobre o calendário, assim como utilizem a consulta para garantir que todas as suas informações da declaração estejam corretas e não tenha problemas desnecessários.
Abaixo, você confere o calendário de restituição do IR 2023:
- 1º Lote: Pago em 31 de maio
- 2º Lote: 30 de junho
- 3º Lote: 31 de julho
- 4º Lote: 31 de agosto
- 5º Lote: 29 de setembro
Mesmo que não vá receber no próximo lote de restituição, a consulta é importante pois indica a situação da sua declaração. Em alguns casos, podem aparecer status como:
- “Com pendências”, o que significa que o contribuinte deve preencher o que falta;
- Não entregue, que indica que o contribuinte não entregou o documento;
- Retificada, quando houve substituição da anterior por uma retificadora;
- Cancelada, caso o contribuinte ou a administração tributária cancelaram a declaração.
Nesses caso, é importante garantir que os dados informados no seu Imposto de Renda 2023 estejam corretos ou sejam corrigidos o mais rápido possível, para não “sujar seu nome” ou cair na malha fina.