A declaração do Imposto de Renda 2023 deve ser entregue à Receita Federal nesta quarta-feira (31), até às 23h59 do horário de Brasília. Para aqueles que deixaram para finalizar a documentação de última hora, é fundamental se atentar a alguns pontos antes da entrega.
Até a tarde da terça-feira (30), a Receita Federal já contabilizava mais de 36,5 milhões de declarações enviadas. Ao todo, espera-se receber de 39,5 milhões de contribuintes do IR 2023. Ou sejam 4 milhões ainda não entregaram. Aqueles que não pagarem, ficam sujeitos a multas e penalidades perante o Fisco.
Para evitar problemas, confira abaixo alguns pontos importantes antes da entrega do documento:
Inconsistências ou erros na declaração do Imposto de Renda
Caso exista alguma informação errada ou em falta na declaração do Imposto de Renda, ainda dá tempo de fazer as correções necessárias. Para conferir, é só acessar o extrato da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física de 2023. O documento fica disponível no portal e-CAC, da Receita Federal.
Se realmente estiver com algum erro na declaração, o contribuinte do IR 2023 tem um prazo de retificação de até cinco anos. Porém, é muito importante que o indivíduo faça a correção o mais cedo possível, a fim de não cair na Malha Fina e “sujar seu nome”.
Uma forma de prevenir erros é utilizar a declaração pré-preenchida. O formato permite que o contribuinte gaste menos tempo, porém ainda assim, é recomendado que todas as informações sejam conferidas e validadas antes do envio da declaração à Receita.
O maior erro é não entregar
Apesar de ser ruim cometer erros na declaração, o maior erro em frente ao órgão da Receita Federal é não entregar a documentação. A perda do prazo final acarreta à cobrança de multa dos contribuintes que, por lei, devem obrigatoriamente declarar o Imposto de Renda 2023.
A multa sobre aqueles que não entregarem corresponde a 1% ao mês sobre o valor do imposto de renda devido, com limite de 20% do valor total do imposto de renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.
Se o contribuinte do Imposto de Renda 2023 já sabe que não terá tempo de enviar o documento completo, uma forma de evitar aumentar a “mordida do leão” é entregar com seus dados de identificação e, posteriormente, incluir mais informações através da declaração retificadora.