Começa nesta segunda-feira (24) a consulta ao terceiro lote da restituição para os contribuintes do Imposto de Renda 2023. As informações serão disponibilizadas às 10 horas (de Brasília) pela Receita Federal.
A terceira leva de consultas do Imposto de Renda 2023 é liberada uma semana antes da data de pagamento, prevista para a próxima segunda-feira, dia 31 de julho. O fisco ainda não confirmou quantas pessoas serão beneficiadas nesta rodada da restituição, mas os grupos prioritários devem continuar recebendo.
Como consultar a Restituição do IR 2023?
A consulta ao terceiro lote de restituição acontece pelo site da Receita Federal, Meu Imposto de Renda. Em “Consultar Restituição”, basta informar os dados solicitados para conferir a previsão de pagamento do contribuinte.
No Portal e-CAC, é possível acessar algumas informações mais detalhadas, como:
- Situação da declaração;
- Se o contribuinte ficou com alguma pendência na restituição;
- Se houve alguma divergência nas informações declaradas;
- Se a sua declaração caiu na malha fina.
É pelo e-CAC também que a pessoa pode fazer retificações na declaração, caso seja necessário.
Quem vai receber a restituição no 2º lote?
Com o uso da declaração pré-preenchida e do pagamento da restituição via Pix, mais de 200 mil contribuintes conseguiram “passar na frente” da fila para receber do Imposto de Renda 2023. As pessoas que optaram por essa forma estão recebendo desde o primeiro lote e devem continuar sendo beneficiadas no terceiro lote de restituição.
Ainda não foram confirmados quais grupos irão receber o terceiro lote de restituições do Imposto de Renda 2023. No primeiro lote, pago em 31 de maio, a Receita restituiu 4,1 milhões de pessoas, iniciando pelos grupos prioritários. Já no segundo lote, mais 5,1 milhões de brasileiros receberam os valores devidos. Entre eles, estavam:
- Idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
- Contribuintes com mais 60 anos;
- Pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- Profissionais cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- Contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e que optaram pela restituição via PIX.
Para o terceiro lote de restituições, tanto pessoas destes grupos como os demais contribuintes sem preferência e que entregaram a declaração em dia podem começar a ser pagos. Entretanto, ainda não houve confirmação oficial de quem irá receber.
Calendário do Imposto de Renda 2023
Confira a seguir as datas previstas para a restituição por lotes do Imposto de Renda:
- 1º lote – pago em 31 de maio
- 2º lote – pago em 30 de junho
- 3º lote – pagamento no próximo dia 31 de julho
- 4º lote – será pago em 31 de agosto
- 5º lote – será pago em 29 de setembro
Mesmo para os contribuintes que não vão receber no próximo lote, a consulta do Imposto de Renda 2023 é relevante para o planejamento econômico pessoal, além de garantir que a declaração esteja em ordem.