A Receita Federal abre a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda (IR) do ano de 2022, a ser pago no dia 31 de agosto. O valor será pago considerando a correção da taxa básica de juros, de cerca de 3%.
No total, a Receita Federal distribuirá a restituição para 4.462.564 contribuintes. O dinheiro será creditado na conta que foi informada no momento da declaração do IR.
No total, a Receita estima que a restituição do Imposto de Renda totaliza R$ 6 bilhões – sendo R$ 265 milhões para os contribuintes com prioridade legal (idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência, doença grave ou professores).
Neste lote de restituição, da mesma forma, receberão o dinheiro um total de 4,3 milhões de contribuintes que entregaram a declaração do Imposto de Renda até o dia 30 de maio.
Como saber se eu recebo Restituição do Imposto de Renda?
Para saber se o contribuinte integra o lote de restituição, basta consultar o site da Receita Federal e inserir seus dados de CPF e data de nascimento.
O site da receita, assim, funciona como ferramenta para saber se o contribuinte recebeu a restituição neste lote, mas não como uma ferramenta para solicitar a restituição.
Isso pois a mesma é automática e feita com base nos dados repassados à Receita na declaração do Imposto de Renda em 2022.
Vale lembrar que, caso a restituição não seja feita por algum motivo, o dinheiro ficará disponível no Banco do Brasil (BBAS3) por até um ano, disponível para resgate.
Nesse caso, é necessário contatar o Banco do Brasil pelos canais oficiais para solicitar para ter acesso ao crédito.
A restituição pode não ser feita, por exemplo, caso o contribuinte tenha informado, na declaração, uma conta bancária que esteja inativa no momento da restituição.
Quando será o próximo lote?
Atualmente o calendário de restituição do imposto de renda está no fim, sendo que o 4º lote é o penúltimo:
- 1º lote: pago em 31 de maio
- 2º lote: pago em 30 de junho
- 3º lote: pago em 29 de julho
- 4º lote: será pago em 31 de agosto
- 5º lote: será pago em 30 de setembro
No mês de setembro, quando se aproximar a data do pagamento do quinto lote de restituição do Imposto de Renda, será aberta uma nova consulta pela receita.
Notícias Relacionadas