Segundo dados da Receita Federal, 1,47 milhão de contribuintes caíram na malha fina do Imposto de Renda em 2024.
Esse número equivale a 3,2% do total de declarações do Imposto de Renda enviadas no ano.
Do total de declarações retidas, um volume de 1.047.503 têm imposto a restituir, representando 71% do total incluído na malha fina.
Além disso, há outras 394.679 (27%) que têm imposto a pagar e 32.345 (2%) estão com saldo zero (nem a pagar nem a restituir).
A Receita Federal informa que o principal motivo para retenção das declarações foram problemas de dedução.
Nesse sentido, erros ou omissões com gastos médicos responderam por 51,6% do total de motivos para retenção.
O segundo motivo que mais causou retenções de Imposto de Renda a omissão de rendimentos, com 27,8% – de contribuintes que não informaram salários, ações judiciais e rendimento de aluguel.
O terceiro motivo que causou mais retenções foi a divergências entre o valor que está no IRPF retido na fonte e os declarados pelas pessoas físicas.
Menos de 3% dos contribuintes tiveram problemas com deduções relacionados a doações a fundos de apoio à criança, ao adolescente e ao idoso e a projetos de incentivo ao esporte e à cultura.
Esse tipo de problema ocorre quando as doações são feitas no mesmo ano de entrega da declaração, já que elas só podem ser deduzidas no ano seguinte.
Por fim, menos de 2% das declarações foram retidas por diferenças entre as informações dadas pelo contribuinte e as fornecidas pelos pagadores de rendimentos recebidos acumuladamente, e outros 1% por conta da diferença entre valores de pagamentos de carnê-leão e imposto complementar informados e os montantes registrados na base de dados do Fisco.
Imposto de Renda: saiba o que fazer ao cair na malha fina
Por meio do site oficial da Receita Federal, é possível descobrir se você receberá a restituição do Imposto de Renda no quinto lote ou se não possui nenhum valor para receber. No entanto, caso você tenha um saldo pendente e não esteja no último lote, é necessário acessar o portal do e-CAC para consultar se há alguma pendência ou erro na declaração.
Depois de consultar o e-CAC, é necessário buscar as últimas declarações entregues na aba “Meu Imposto de Renda” para consultar se você caiu na malha fina. Caso isso tenha acontecido, é possível conferir o motivo da pendência por meio do portal.
Para resolver o problema, o contribuinte pode fazer as correções solicitadas por meio de uma declaração retificadora do Imposto de Renda, também por meio do e-CAC. No entanto, em casos de intimação ou notificação pela Receita Federal, é necessário apresentar virtualmente os comprovantes e documentos solicitados.
Notícias Relacionadas