Veja como declarar ações no Imposto de Renda pagando menos
Chegou a hora de declarar ações no Imposto de Renda e outros investimentos, e algo que muita gente não sabe é que é possível pagar menos Imposto de Renda ou até mesmo zerar o ‘saldo’ de imposto a ser pago em algumas operações. Isso pode ser feito com uma ferramenta de compensação de prejuízos.
Com ela, o investidor pode abater o saldo de operações de mesmo caráter e reduzir a tributação de algumas modalidades de investimento ao declarar o Imposto de Renda em 2023.
Conforme explica Diego Figueiredo, Investidor e Diretor da Grana Capital, trata-se de uma oportunidade muito proveitosa para os investidores.
“Esse é um benefício fiscal que todos deveriam usar. Se você perde dinheiro, tem uma notícia boa que é aproveitar nos lucros futuros”, explica.
“Você não é obrigado, mas está deixando dinheiro na mesa. Fizemos simulações em que pessoas poderiam ter pagado zero, mas pagaram R$ 2 mil de Imposto de Renda em um mês”, comenta o CEO da Grana Capital, André Kelmanson.
Como economizar no IR de ações e outros investimentos
Conforme explica Figueiredo, esse ‘abate’ da compensação de prejuízo só pode ser feita dentre uma mesma classe aos olhos da receita.
No IRPF, são três tipos.
- Fundos, FIIs e Fiagro
- Ações, opções e afins
- Day trade e operações análogos
Ou seja, operações de day trade e similares só podem ter efeito de compensação de prejuízo com outras operações de day trade.
Caso o investidor tenha prejuízo em operações com ações, só poderá compensá-las em outras operações de ações ou análogas.
Figueiredo também destaca: mesmo que o investidor não precise declarar seus investimentos, pode ser proveitoso utilizar esse mecanismo, para compensar no ano fiscal seguinte.
“Se você tem prejuízo a compensar no fim de um ano fiscal, você tem que declarar para poder carregar para o próximo ano. Se você não seja obrigado a declarar pelas regras atuais mas teve prejuízo, mesmo assim, vale a pena declarar, porque aí você carrega [o benefício fiscal] para o ano seguinte”, explica.
O Suno Notícias apurou com os melhores especialistas do mercado, tudo o que você precisa saber sobre o IRPF 2023. A Semana do Imposto de Renda é realizada com apoio do Grana Capital, e você pode encontrar todo o conteúdo neste link.
Ferramenta de compensação de prejuízos no IR
A Grana Capital, plataforma em que ambos os especialistas são responsáveis, consegue acompanhar operações em tempo real do investidor, sinalizar o quão perto ou longe ele está de sair da isenção de IRPF, e até mesmo sugerir como realizar a compensação de prejuízos.
“Acabamos de lançar essa ferramenta, que monitora o mercado e te assessora para diminuir ou te isentar de pagar Imposto de Renda em alguns segmentos. A primeira coisa que ele faz é o ‘isentômetro’. Com ele, você consegue ver operações de ações, swing trade, por exemplo, e acompanhar até onde vai o seu limite de isenção”, explica Kelmanson.
“É como se fosse um assessor que te acompanha na bolsa, e recomenda como pagar menos ou nenhum Imposto de Renda nas suas operações. Com o aplicativo, acompanhamos as operações e, usando a compensação de prejuízo, conseguimos puxar um prejuízo que zere o seu imposto”, acrescenta o CEO.