Imposto de Renda: nova ferramenta facilita o cálculo para investidores
A Receita Federal e a B3 (B3SA3) anunciaram o lançamento do ReVar, uma calculadora gratuita que auxiliará na apuração do Imposto de Renda para investidores pessoa física.
O recurso estará disponível a partir do ano que vem na Área do Investidor da B3, e o compartilhamento de dados entre a B3 e a Receita Federal dependerá de autorização prévia do investidor.
A ferramenta carregará automaticamente os dados das operações realizadas pelos investidores, obtidos das corretoras por meio da B3. Ela calculará os ganhos ou prejuízos líquidos das transações, além de gerar o DARF para pagamento de eventuais impostos devidos.
O cálculo será feito no portal e-CAC da Receita Federal, e os investidores poderão acessar o sistema a partir do 10º dia do mês seguinte ao da autorização do compartilhamento de informações.
Para garantir segurança e confidencialidade, o processo utiliza APIs (Interface de Programação de Aplicações) e segue todas as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
O ReVar promete facilitar o cálculo do imposto de renda sobre investimentos de renda variável, otimizando o tempo e garantindo maior precisão. Ele se soma a outras iniciativas da B3 voltadas a melhorar a experiência do investidor e fomentar a cultura de investimentos no Brasil.
Gilson Finkelsztain, CEO da B3, destacou que o ReVar é um marco na simplificação do processo de investimento e na ampliação do acesso ao mercado de capitais. Para Robinson Barreirinhas, secretário da Receita Federal, a ferramenta reduz o custo de conformidade e oferece mais suporte aos contribuintes.
O lançamento, previsto para 18 de dezembro de 2024, abrangerá operações com ações, fundos listados (imobiliários e Fiagros), BDRs e ETFs realizadas no mercado à vista da B3, beneficiando cerca de 4 milhões de investidores. No futuro, a ferramenta incluirá funcionalidades para cálculo de grupamentos de ações, pagamento de proventos e outros eventos corporativos.
Há planos para automatizar o preenchimento de informações na Declaração Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) e expandir o uso do ReVar para investidores que operam contratos futuros de índice e dólar.
Como utilizar o ReVar para o cálculo do Imposto de Renda e geração de DARF
- Autorização de compartilhamento: Acesse a Área do Investidor da B3 e ative o compartilhamento de dados (Serviços >> Calculadora de IR >> ReVar – Receita Federal).
- Portal e-CAC: No portal da Receita Federal, informe o custo de aquisição dos ativos e prejuízos acumulados, se houver (Declarações e Demonstrativos >> Apurar Imposto sobre a Renda Variável).
- Consulta de resultados: A ferramenta apresentará um resumo mensal das operações, com o saldo de impostos devidos. Valores inferiores a R$ 10 serão acumulados até atingir o mínimo necessário para a emissão do DARF.
- Geração do DARF: Clique em “Gerar DARF” para obter o documento com código de barras e QR Code para pagamento via PIX.