Importadoras de veículos acreditam que reforma da Previdência é mais importante que UE
O presidente da Associação das Importadoras de Veículos (Abeifa), José Luiz Gandini, disse nesta quarta-feira (3) que a confirmação da reforma da Previdência é o que mais interessa para o mercado automotivo. Sendo assim, o acordo entre Mercosul e União Europeia ficam para trás.
Para Gandini, se a reforma não for aprovada, o mercado de veículos automotivos permanecerá inconstante. Ele ainda destacou a importância da decisão do governo.”Isso sim mexe com o mercado, muito antes do que o acordo com a União Europeia.”
Além da inconstância, o presidente da Abeifa também citou a estagnação do mercado.”Enquanto não aprovar a Previdência, vamos ficar nesse marasmo. Ninguém sabe o que vai acontecer, o mercado fica instável, o câmbio fica instável”, observou.
Das 16 marcas que a Abeifa integra, algumas só fazem importações, como por exemplo:
- Volvo
- Ferrari
- Porsche
- Kia
- Jac
O acordo entre União Europeia e Mercosul pressupões uma queda nas tarifas de importação de carros europeus. A tarifa que antes era de 35% será de 17,5% no período de uma década. Sendo assim, com essa baixa, em 15 anos a taxa chegará a zero.
O presidente da Abeifa tem dúvidas sobre a divisão das cotas que vai ser feita no novo acordo Mercosul-UE. “Quem será beneficiado? Não são todas as marcas. Nem todas as associadas têm fábrica na Europa. E tem produtos na Europa que não estão no Brasil, não sabemos como vai ser a aceitação aqui”, assegura.
O mercado automotivo cresceu no semestre, porém os carros importados não acompanharam a evolução nas vendas. Dessa forma, tiveram uma queda de 9,6% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Marcas com mais vendas de importados no Brasil, do primeiro semestre de 2019:
- Kia (4.649)
- Volvo (3.556)
- BMW (2.196)
- Land Rover (1.213).
Vendas de automóveis tem alta de 11%
Segundo dados da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), divulgados nesta sexta-feira (3), o mercado automotivo teve um grande progresso. As vendas subiram 11,2% neste primeiro semestre.
Se for levado em consideração o mesmo período de 2018, para um comparativo, a alta foi de 12%.
O Ônix, da Chevrolet, permanece na primeira colocação entre os veículos mais queridos dos consumidores. Em segundo lugar está o HB20 e em terceiro do Ford Ka.