A IMC (MEAL3) está negociando a venda de 18 postos de gasolina e pretende faturar até R$ 180 milhões. Segundo informações do Valor Econômico, o grupo, que opera redes como Frango Assado, Pizza Hut e KFC no país, estima o valor de R$ 10 milhões por cada unidade, a fim de seguir sua estratégia de reforçar caixa.
Apesar disso, fontes ouvidas pelo Valor afirmam que a Rede Duque já teria sinalizado interesse na oferta, avaliando, porém, o negócio em R$ 130 milhões. Por outro lado, o grupo estaria conversando com outros interessados, sobretudo porque os postos obtiveram uma receita de quase R$ 300 milhões apenas neste ano.
Ainda que a perspectiva seja boa, vale mencionar que, em setembro, a IMC encerrou o mês com uma dívida líquida de R$ 305 milhões. Além disso, apresentou um índice de alavancagem em 2,5 vezes — uma pequena redução de 0,2 em relação ao trimestre anterior e 0,5 abaixo do limite de três vezes.
Novos recursos no caixa da IMC
Com um prejuízo de R$ 4,5 milhões no terceiro trimestre deste ano, o grupo tem buscado simplificar os negócios e trazer novos recursos para o caixa. Para além dos postos de gasolina, outras marcas já estão saindo do portfólio do IMC.
No Panamá, foram vendidos nove pontos de gasolina e o direito de licenciamento da marca Carl’s Jr. Além disso, em agosto foi aprovada a venda integral da participação societária na subsidiária para a Excelencia y Superación. Já em setembro, foi firmado um acordo com a Inflight Holdings Cayman para a venda integral da participação da subsidiária indireta IMC Caribbean Holding Corp.
Segundo fontes ouvidas pelo Valor, outros nomes que devem ser negociados é a rede Olive Garden, que deve ganhar força após o encerramento da venda dos postos de gasolina no Brasil, Batata Inglesa e Brunella. O objetivo seria manter e reforçar as marcas fortes da casa: Frango Assado, Pizza Hut e KFC.
O que diz a IMC
Em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a empresa pontuou que “no momento não há qualquer decisão em relação à venda de outros ativos, além dos já devidamente comunicados ao mercado, que incluem as operações do Panamá”.
Atualmente, com operações no Brasil, Estados Unidos e América Latina, o Grupo IMC conta com uma rede de 562 lojas, entre próprias e franquias.