Ícone do site Suno Notícias

Ilan Goldfajn: BCs da América Latina mantêm relativa independência e com bons resultados

Ilan Goldfajn foi eleito com mais de 80% dos votos - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Ilan Goldfajn foi eleito com mais de 80% dos votos - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e ex-presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, afirmou nesta sexta-feira, 24, que os bancos centrais da América Latina aprenderam lições na última década, mantêm relativa independência e conquistaram bons resultados no controle da inflação.

“Os bancos centrais da região América Latina foram os primeiros a reagir para controlar a inflação e de forma melhor”, declarou Ilan Goldfajn, durante evento promovido pelo Federal Reserve (Fed) de Nova York.

Ilan defendeu a necessidade de avaliar o cenário regional de cada país antes de definir estratégias de política monetária, exemplificando como as decisões do Fed impactam de forma diferente diversos países.

O dirigente recomendou que nações integrantes do BID fortaleçam suas instituições econômicas para executar políticas indicadas pelo banco.

Ilan Goldfajn sobre BC independente

Sobre independência dos bancos centrais, Ilan argumentou que esta é uma questão que ultrapassaria políticas e legislações.” são mais do que leis aprovadas, são sobre cultura local, que é mais difícil de ser mudada”, relatou ele.

Durante o evento, Ilan Goldfajn também compartilhou sua experiência como ex-presidente do Banco Central – em especial, sobre sua atuação para controlar a inflação brasileira – e sobre os desafios envolvidos no gerenciamento de reservas internacionais.

Com Estadão Conteúdo

Sair da versão mobile