Iguatemi (IGTI11) anuncia projeto para reforma do Shopping Market Place
A Iguatemi (IGTI11), administradora de shoppings voltada para o público de alta renda, anunciou ao mercado o projeto de reforma (“retrofit”) do Shopping Market Place, localizado na Zona Sul de São Paulo. As obras estão previstas para começar no primeiro semestre do ano que vem e serão realizadas em quatro fases.
Na primeira fase, segundo a Iguatemi, a companhia irá converter 3.980 metros quadrados em área bruta locável do shopping em mais de 5.700 quadrados de área privativa de conjuntos comerciais e varejo em formato flexíveis até o segundo semestre de 2026.
Já na segunda fase, o projeto prevê a venda de uma fração do terreno para a construção de uma nova torre residencial de alto padrão com o formato multifamily. O empreendimento terá 11,4 mil metros quadrados de área privativa divididos em mais de 100 unidades de 50 a 300 metros quadrados.
A terceira fase compreende um novo projeto arquitetônico para o Shopping Market Place, criando novos acessos a pedestres e visitantes, além da revitalização da fachada, requalificação da praça de alimentação e criação de novas opções de lazer.
Por fim, na quarta fase, as duas torres comerciais que fazem parte do complexo também terão suas fachadas revitalizadas, com introdução de uma arquitetura contemporânea e atualização de estruturas internas.
Iguatemi (IGTI11) compra fatia adicional em ativo no RS por R$ 24,5 milhões
Na semana passada, a Iguatemi anunciou a compra de uma fatia adicional de 10% no Fashion Outlet Novo Hamburgo (RS) por R$ 24,5 milhões, sendo 60% pagos no fechamento da operação, 20% em 180 dias e 20% em 360 dias.
A transação sobre a compra da fatia do Fashion Outlet Novo Hamburgo, considerando o resultado operacional estimado para 2024, representa um cap rate ou seja, um retorno de capital em relação ao montante investido, de 9,5%, de acordo com comunicado enviado ao mercado.
Com a aquisição, a participação da Iguatemi passa a ser de 51% do empreendimento, segundo a companhia, corroborando com a estratégia de aumentar a exposição do portfólio em mercados com grande potencial de crescimento.
A conclusão da operação, no entanto, está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
No comunicado, a administradora de shoppings disse ainda que, nos últimos 5 anos, o outlet apresentou uma taxa de crescimento anual (CAGR) de vendas de 9,6% ao ano, contribuindo para um CAGR do seu NOI nesse mesmo período de mais de 15% a ano. Atualmente, o empreendimento alcançou taxa de ocupação de 99,2%.
Localizado na cidade de Novo Hamburgo, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o shopping da Iguatemi no RS é composto por 87 operações e dois restaurantes, além de grandes lojas do varejo, consolidando, assim, com um dos pontos principais de consumo da região.
Inaugurado em 2013, é o terceiro empreendimento desse formato no Brasil, sendo o primeiro do Rio Grande do Sul. O Fashion Outlet Novo Hamburgo da Iguatemi possui uma área de 20.048 metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL), com potencial expansão de mais 12.500 metros quadrados.